Governo de Rondônia
29/03/2024

PROJETO EDUCATIVO

Escolas de Rondônia participarão do projeto “A Árvore” que promove sustentabilidade e direitos humanos

30 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 17 escolas do Estado Estaduais foram selecionadas para representar Rondônia no Projeto “A Árvore” 2022-2025

Mais de 15 escolas da Rede Estadual de Ensino,  foram selecionadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, para representar Rondônia no Projeto “A Árvore”. O programa tem como objetivo engajar as crianças na construção do maior desenho colaborativo do mundo e, por meio da arte, promover a sustentabilidade, conhecimento sobre direitos humanos e cidadania entre os estudantes.

A iniciativa, que conta com a participação de mais de 90 mil crianças em 70 países, já está acontecendo nas escolas do estado de Rondônia. A estimativa é que haja a participação de mais de 6 mil estudantes, na construção de uma grande árvore com folhas preparadas por eles.

Essa metodologia participativa tem duas funções principais: transmitir aos alunos um sentimento de pertencimento à humanidade e sensibilizar os estudantes com a leitura e atividades a partir dos livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa”.

Para a chefe do Núcleo de Arte e Cultura Escolar – Nace, Sabrynne Sena, o Projeto “A Árvore” possibilita às comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, escolas dos campos, escolas das cidades, a construção deste projeto a nível mundial que conecta diferentes culturas, lugares e pessoas.

No encerramento em 2025, haverá uma exposição sobre todos os biomas brasileiros

Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, é importante promover o conhecimento sobre os direitos humanos, além de garantir a cidadania e a promoção da sustentabilidade para os estudantes.

PROGRAMAÇÃO

  • 2022– Bioma Amazônico + Rio de Janeiro
  • 2023– Bioma Pantanal + Bioma Cerrado
  • 2024– Bioma Caatinga
  • 2025– Bioma Mata Atlântica + Bioma Pampa
  • Encerramento: Exposição “A Árvore: Biomas Brasileiros”

No encerramento do projeto, em 2025, a proposta é a realização da exposição referida, em data e local a serem definidos, reunindo a produção de todas as crianças participantes.

SOBRE O PROJETO

O projeto “A Árvore”, idealizado pelo Acervo Otávio Roth e realizado com o apoio da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq, é uma instalação de arte interativa, que percorrerá 70 países por meio da linguagem universal do desenho, compondo uma peça única do desenho.

A ação visitará, pelo menos, dez estados brasileiros, engajando 25 mil alunos e 800 professores, sendo mais de 6 mil estudantes e mais de 100 professores em Rondônia.

A ideia foi inaugurada na Escola da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 1990.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Emanuelle Pontes e Fundação Abrinq
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Ecologia, Educação, Evento, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo