SESSÃO SOLENE

Escola Barão do Solimões recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 90 anos de fundação

28 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

baraoA Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões foi homenageada na tarde de quarta-feira (26), em Sessão Solene da Assembleia Legislativa, pelos seus 90 anos de fundação. A propositura foi de autoria do deputado Lazinho da Fetagro. O evento contou com a presença dos gestores, professores, estudantes e demais servidores da escola.

Antes da solenidade, o coral da Barão do Solimões fez uma apresentação para o público que lotou as galerias da Assembleia Legislativa.

O secretário adjunto da Educação, Márcio Félix, e a coordenadora regional de Ensino de Porto Velho, professora Irany Moraes, participaram do ato festivo representante o governador Confúcio Moura e a secretária Fátima Gavioli, respectivamente, e elogiaram a homenagem.

“O momento é impar. Participar da Sessão Solene em Homenagem aos 90 anos da Escola Estadual Barão do Solimões  é uma honra. Honra maior por ser esta homenagem realizada no Plenário da Assembleia Legislativa. É muito salutar ocupar a Tribuna desta Casa para prestar minha humilde homenagem”, disse Márcio Félix.

O adjunto da Seduc afirmou que a Barão do Solimões é motivo de orgulho para Rondônia, especialmente para Porto Velho, onde milhares de jovens sentaram em seus bancos, desde 1925, superando as adversidades. “A Barão do Solimões é uma referência na educação de Rondônia e um orgulho para quem nela estudou. É incontável o número de autoridades que ostentam com orgulho o título de ex-aluno desse estabelecimento de ensino. Ter frequentado, como aluno, a Barão do Solimões é  sinônimo de grandeza”, afirmou em discurso Márcio Félix.

Para o secretário, a história da Barão do Solimões se confunde com a de Porto Velho. “A diferença de natividade é pequena. Orgulhosamente, a escola ostenta o título de ser, oficialmente, a primeira a receber a visita de um presidente da República. Em 1945, o então presidente Getúlio Vargas discursou para milhares de porto-velhenses  em frente ao prédio da escola. Um momento único nos registros da história da escola e de Porto Velho.

Ao encerrar, Márcio Félix congratulou-se com todos os gestores escolares, supervisores educacionais, orientadores educacionais, professores, trabalhadores em educação e estudantes da Barão do Solimões, lembrando o escritor paraibano, Augusto dos Anjos, que deixou escrito “Só se sai do nada através do saber”. Para o adjunto da Educação estadual, essa frase se encaixa na gestão escolar da Barão do Solimões, tendo em vista que é com o conhecimento adquirido que os alunos conseguem ser destaque no cenário estadual.

“Em nome do governador Confúcio Moura e da secretária Fátima Gavioli, deixo o meu reconhecimento por tudo que a Escola Barão do Solimões representa para Rondônia. Os meus agradecimentos ao deputado Lazinho da Fetagro, por tornar possível essa Sessão Solene; e aos demais parlamentares,  pela aprovação da propositura. Meus cumprimentos a todos que compõem os quadros docentes e discentes e aos trabalhadores da Barão dos Solimões. Que outros 90 anos possam ser comemorados com a mesma intensidade que o atual”, agradeceu.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha