REVITALIZAÇÃO

Equipes da Seosp analisam infraestrutura de espaços de desporto e lazer; estudos técnicos serão concluídos

15 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Seosp destaca a importância dos levantamentos prevendo a revitalização de espaços esportivos

Rondônia começa a se preparar para garantir à população retorno seguro às práticas desportivas e de lazer em espaços públicos no período pós-pandemia da covida-19. Os locais permaneceram fechados durante o agravamento dos casos de infecção causados pelo coronavírus. Para que a população volte com as atividades físicas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), já visitou vários locais destinados à pratica esportiva, a maioria no interior do Estado.

O gestor da Seosp, Erasmo Meireles e Sá, ressaltou a importância dos levantamentos e das parcerias com as prefeituras para revitalização desses espaços, metas do projeto “Governo na Cidade” como contrapartida para a execução de reparos de pistas e calçadas, pintura de estruturas, troca de alambrados e reposição de equipamentos e de luminárias.

Apontados ainda como recomendações expressas do governador Marcos Rocha, a revitalização dos espaços públicos contribuirá para ampliar as ações de inclusão social, sendo uma forma de garantir às pessoas retorno com segurança à vida normal, após longos meses de isolamento social. “É de grande importância também como estímulo à saúde e bem estar da população”, disse Meireles.

A arquiteta Reni Veras, uma das integrantes da equipe técnica da Seosp, explicou que, na Capital, o Governo de Rondônia projeta a revitalização dos Cedels Deroche Pequeno Franco, no bairro Olaria, e o do Ulisses Guimarães.

O coordenador de Esporte e Lazer da Superintendência da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel), Vanderlei Ferreira dos Santos, esclareceu que, antes da pandemia, cerca de mil pessoas frequentavam todos os dias o Cedel no Ulisses Guimarães. Já o Deroche Pequeno Franco registra a frequência de duas mil pessoas diariamente”.

PIMENTEIRAS

A equipe retornou terça-feira (14) ao município de Pimenteiras onde concluirá os estudos técnicos e elaboração do projeto de revitalização do espaço beira-rio, principal cartão de visita da cidade. Reni Veras vê como importantes as ações conjuntas do projeto “Governo na Cidade”, “Tchau Poeira” e “Governo no Campo” para a definição dos investimentos destinados à melhoria da qualidade de vida da população nos 52 municípios.

O projeto “Governo na Cidade”, criado pelo Poder Executivo com aprovação da Assembléia Legislativa (ALE), conta com recursos de R$ 110 milhões realocados pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A meta é atender às inúmeras demandas enviadas pelas prefeituras, que ainda enfrentam a falta de recursos de investimentos por causa dos impactos da pandemia do coronavírus.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes