27/06/2024

DOANDO VIDA

Equipe do Hospital Regional de Cacoal mobiliza servidores para mostrar à população a importância da doação de órgãos

24 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, quando são desenvolvidas, em todo o País, atividades de sensibilização, levando informações relativas ao contexto da doação e captação de órgãos e tecidos para transplantes. Em Cacoal essas atividades são realizadas no decorrer do ano voltadas aos profissionais da saúde e a população com o objetivo de orientar, esclarecer dúvidas e, principalmente, mostrar a importância da doação de órgãos.

Equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Captação de Órgão e Tecidos para Transplantes é composta por profissionais de diversas áreas

Entre as ações desenvolvidas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Captação de Órgão e Tecidos para Transplantes – (CIHDOTT) do Hospital Regional de Cacoal (HRC) estão o Fórum na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), em parceria com a Coordenação de Enfermagem; e o Fórum sobre Doação e Captação de Órgãos, realizado no auditório do HRC em parceria com o Centro de Diálise de Cacoal e a Central de Transplantes de Rondônia.

Em agosto, a comissão abordou a questão do paciente renal crônico em um estande na Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac). Com isso, diversas atividades foram desenvolvidas junto ao público com o Centro de Diálise do município, como distribuição de folders, adesivos, balões, estúdio fotográfico alusivo à adoção e captação de órgãos e, ainda, exposição de uma máquina de diálise. Participaram também a a Liga de Estudantes de Nefrologia da Facimed e o Ciap Educacional (Instituto de Pós-Graduação).

Para este mês, conhecido como Setembro Verde, em referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes, outras atividades também foram preparadas pela Comissão. Além da decoração da unidade hospitalar com os laços, há a distribuição de laços junto aos profissionais da saúde e pacientes; e a sensibilização, mediante a exposição de banners, cartazes e balões em alusão à temática Doação e Captação de Órgãos, utilizando também os veículos de comunicação. Uma séries de palestras também está sendo realizada junto aos servidores do HRC.

De acordo a enfermeira Flavia Rejane, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar, as atividades do mês de setembro objetivam orientar e sensibilizar profissionais da saúde, assim como a população, quanto a importância da doação de órgãos para pacientes crônicos. “Sempre enfatizamos que o desejo de ser ou não doador de órgãos deve ser feito através de conversa com os familiares, pois em caso de morte encefálica quem decide são os familiares. Não é preciso deixar nenhum documento assinado, basta apenas que a família saiba o desejo de seu ente”, enfatizou Risany Jaconi, assistente social da Comissão.

Neste sábado (26), mais um Pit Stop acontecerá, desta vez avenida Dois de Junho, próximo à Igreja Matriz, a partir das 18h.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Arquivo Cihdott