Educação de Guajará-Mirim recebe lancha para apoio escolar

28 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade da entrega da lancha foi prestigiada por autoridades de Guajará

Com um investimento de mais de R$ 67 mil, o governo do Estado de Rondônia beneficiou o setor educacional de Guajará-Mirim, na última quarta-feira (27), com a entrega de um lancha de sete metros de comprimento para atender às escolas indígenas da área ribeirinha do município e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Salomão Justiniano, no distrito de Supresa.

Em seu discurso, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professora Conceição Alves, destacou o empenho do governador Marcos Rocha em realizar ações que venham contemplar Guajará-Mirim. “Não vamos esquecer Guajará-Mirim. Vamos trabalhar para que Guajará não venha a ser uma cidade esquecida pelos órgãos públicos e, para tanto, estamos fazendo a entrega dessa lancha e que vai beneficiar centenas de estudantes e os técnicos, professores e demais profissionais da educação”, afirmou.
A lancha será utilizada para o transporte de merenda escolar, transporte de material permanente e vai atender as 28 escolas indígenas e uma estadual que são de responsabilidade do governo do Estado.

Hoje, a menor distância que será percorrida pela lancha é de 39 km e a máxima é de 595 km, o que vai precisar de uma logística para manutenção e utilização do transporte fluvial ao longo das comunidades ribeirinhas no Vale do Guaporé.

Ao final da solenidade, a chefe do Núcleo de Educação Escolar Indígena Jap Verônica Oro Mon, fez a entrega de uma lembrança a secretária adjunta, que agradeceu emocionada e reafirmou o compromisso do governo do Estado em trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual de Rondônia nas comunidades indígenas.

Após a solenidade de entrega da lancha, a professora Conceição Alves realizou uma visita técnica ao projeto de Mediação Tecnológica e inspecionou ” in loco” todas as escolas da rede estadual localizadas em Guajará-Mirim, inclusive a escola do distrito do Iata, onde manteve contatos com professores, trabalhadores em educação e os estudantes, colhendo demandas e que serão objeto de análise e providências por parte da Seduc.

A solenidade da entrega da lancha foi das mais concorridas  e contou com as presenças do vereador Augustinho Figueiredo (PDT), do secretário Regional do governo do Estado, Flávio Derzete da Mota, autoridades municipais, lideranças da sociedade civil organizada e foi aberta ao público.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Eunice de Oliveira