Governo de Rondônia
20/04/2024

HOMENAGEM

Doadoras, receptoras de leite e profissionais do materno infantil são homenageados pelo Banco de Leite Humano Santa Ágata

17 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional da Doação de Leite

Uma homenagem foi realizada às lactantes doadoras, receptoras de leite, e profissionais que lidam com cuidados de recém-nascidos e partos de alto risco, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. O evento organizado pelo Banco de Leite Humano Santa Ágata, aconteceu na quarta-feira (17), nos períodos durante todo o dia, no auditório do hospital, em alusão à campanha da Semana Nacional da Doação de Leite Humano.

A campanha visa conscientizar nutrizes que ainda não são doadoras a se tornarem, frisar à população quanto à importância da doação de leite humano, e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do núcleo. O momento contou com a presença de servidores da unidade, doadoras e receptoras, e da Coordenação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia – Unir.

A coordenadora do Banco de Leite, Taiane Falcão, enfatizou que, “nem todas as mulheres conseguem alimentar seus bebês num primeiro momento, seja porque nasceu prematuro e o leite da mesma ainda não teve a descida efetiva ou por outras questões de saúde; daí a importância da doação de leite humano. Mesmo a ciência comprovando que o melhor leite é o da própria mãe, quando esta não consegue realizar a extração ou mesmo amamentar seus bebês”, ressaltou.

A abertura solene foi realizada pela Gerência de Enfermagem do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, com a participação de representantes do município, e da Coordenação do Departamento de Enfermagem da Unir. Na sequência, a Coordenação do Banco de Leite Humano Santa Ágata explanou sobre o funcionamento do Banco e sua função. Um momento foi dedicado às doadoras e receptoras de leite humano, com homenagens.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, evitando assim, adoecimento ou danos à saúde. A doação de leite materno é um gesto solidário para atender as necessidades de bebês prematuros que não dispõem de aleitamento por parte de suas mães biológicas. O papel das doadoras e do Banco de Leite Humano são importantes nesse processo de salvar vidas”, afirmou.

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE LEITE

No dia 19 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Leite, data que foi instituída pela Lei nº 13.227/2015 e que representa um momento de sensibilização e conscientização da população, em uma iniciativa a mais, para a proteção e promoção do aleitamento materno. No Estado, a celebração acontece no dia 17, com isso, a Rede de Banco de Leite Humano – RBLH, juntamente a todos os bancos de leite do país estão em campanha com esta temática.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a importância de estimular a doação de leite materno no Estado. “A doação de leite pode ajudar uma vida que está iniciando, uma mãe e assim salvar vidas. É de suma importância a conscientização da população com esse gesto de solidariedade”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo