Governo de Rondônia
01/05/2024

PROFISSÃO

Atuação do profissional de educação física é importante para a saúde e qualidade de vida da população

01 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

MATERIA DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA EM 01.09.15  (2)

Agenor Ferreira é professor de educação física da rede estadual de educação

Primeiro de setembro é consagrado nacionalmente ao profissional de educação física, dia da regulamentação da profissão, em 1998. Agenor Ferreira professor de educação física na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco, em Porto Velho, fala da satisfação em contribuir na formação dos seus jovens alunos.

O professor relata algumas conquistas importantes como técnico de voleibol. “Conseguimos duas vezes o título Brasileiro Juvenil Masculino da Primeira Divisão e fomos nove vezes campeões da Liga Nacional da Região Norte com a equipe do clube Ferroviário de Porto Velho”.

A Lei Federal nº 9.696, em 1 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física, identifica como profissional de educação física: professor de educação física; técnico desportivo; treinador esportivo; preparador físico; personal trainner; técnico de esportes; treinador de esportes; preparador físico-corporal; professor de educação corporal; orientador de exercícios corporais; monitor de atividades corporais; motricista e cinesiólogo (especialista em movimento corporal).

“Trabalhando em escolas, clubes, academias e espaços comunitários, sua influência na vida das crianças e jovens vai além do aprimoramento físico, lapidando também o caráter e o cidadão”, diz o professor de educação física Rodnei Paes, superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel). Atuando em mais de uma dezena de áreas, estes profissionais influem decisivamente em todas as camadas da sociedade.

MATERIA DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA EM 01.09.15  (8)

Atividade física é importante para a saúde

Rodnei Paes lembra que o profissional de educação física tem um papel muito importante na saúde física e mental dos jovens adultos e idosos, “tanto é que somos reconhecidos pelo Ministério da Saúde (MS), como profissionais de saúde”. A Sejucel realiza ações de cultura, esporte e lazer em todos os 52 municípios de Rondônia, onde estes profissionais são determinantes, principalmente nas atividades físicas comunitárias.

Rondônia tem hoje instalados o Conselho Estadual de Esportes (CEE), o Conselho de Profissionais de Educação Física (CPEF) e o Sistema Estadual de Esportes (SEE), graças ao trabalho de inúmeros profissionais de educação física. “Tudo isso para que fique o esporte fique não como uma política de governo, mas sim de estado, pois o investimento em esporte não é despesa e sim profilaxia, tirando os jovens das ruas e das drogas e melhorando a qualidade de vida dos idosos”, afirma José Barbosa, coordenador de esporte e lazer da Sejucel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo