FORMAÇÃO

Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde atende trabalhadores do SUS

31 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O curso tem duração de dois anos e conta com 22 alunos do SUS

As aulas do curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde, do Centro Educacional Técnico Profissional em Saúde – Cetas, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio –  EPSJV  da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, iniciaram no dia 23 de agosto, de forma remota. O curso tem formato híbrido e conta com 50% da aulas remotas e 50% da aulas presenciais. As aulas presenciais estão sendo ministradas no Hospital Regional de Cacoal desde 28 de agosto e seguem até 1º de setembro. O curso tem uma programação de dois anos de duração.

As primeiras tratativas para a realização do curso iniciaram no mês de Abril/2022 e culminaram na formalização do Termo de Cooperação do Cetas/Fiocruz, que contou com um processo seletivo público, a fim de convocar e capacitar trabalhadores do Sistema Único Saúde – SUS, que não estejam mais em estágio probatório e sejam efetivos do quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. Diante disso, foram convocados 22 servidores públicos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem investido na qualificação e capacitação dos servidores da saúde, para melhorar o serviço prestado à população.

A  formação da turma de Cacoal, visa levar as ações de profissionalização para trabalhadores nos municípios do Estado, diminuindo as dificuldades de deslocamento  até a Capital, oportunizando o acesso à capacitação específica proporcionada pelo curso. Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, a parceria com a Fiocruz foi importante para o impulsionar a realização do curso.

“O curso vem como uma ação voltada à responsabilidade constitucional do Sistema Único de Saúde de ordenar a formação de recursos humanos para a área de saúde (Lei nº 8080/1990) e de incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico constituída pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A  parceria destaca a relevância da formação dos profissionais para o estado de Rondônia”, ressaltou o secretário.

Texto: Lara Lívia
Fotos: Thalles Gomes

Capacitação, Convênios, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade