26/06/2024

Costa Marques conta com vias urbanas iluminadas, com ações do Governo na Cidade

17 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Implantação de iluminação de LED é fruto do Governo na Cidade

O município de Costa Marques tem recebido importantes obras que agregam a melhoria na qualidade de vida da população. A implantação da iluminação pública de LED, é um exemplo prático deste novo cenário, com ação do  Governo na Cidade, coordenada pelo Governo de Rondônia.

As ações contemplaram ao todo, 1,3 km de vias urbanas pela BR-429, entre a Avenida João Lopes Bezerra e a subestação da cidade. De acordo com o arquiteto, fiscal da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos -Seosp, Silvio Souza, durante todo o trabalho, a secretaria atuou com o acompanhamento e fiscalização, para que o benefício pudesse chegar à população.

“Do início à conclusão dos serviços, a equipe de fiscalização da Seosp tem buscado cumprir com o seu papel em cada frente de trabalho, visando a segurança dos profissionais atuantes e, consequentemente, da população contemplada. O resultado é gratificante ao vermos mais uma missão cumprida, e as necessidades dos moradores atendidas”, declarou.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações de implantação da iluminação pública têm se expandido em diversos municípios e gerado grandes transformações na cidade. “O investimento neste trabalho resulta na melhoria da segurança pública nos municípios, além de proporcionar um ambiente mais bonito e agradável. Isso só está sendo possível realizar, em razão da nossa visão de governança municipalista, ou seja, a soma de forças entre Governo de Rondônia e município. E esse é o nosso propósito, crescer em união; um caminho que está dando certo”, destacou.

POPULAÇÃO ASSISTIDA

Moradores se sentem mais seguros com a instalação dos pontos de luz

Gratificante, também, para quem caminha pelas vias iluminadas no município. Os pontos de luz instalados geram novo cenário, transmitindo mais segurança aos moradores. É o que acontece com o comerciante Reginaldo Guimarães Santos, que há 7 anos, possui o seu estabelecimento à beira da BR-429.  Agora com a nova iluminação, Reginaldo se sente mais seguro para prolongar o horário de atendimento do seu comércio.

“Antes a situação por aqui era bem precária. Quem passava pela entrada da cidade, parecia que estava chegando em um cemitério, de tão escuro. Devido à escuridão que ficava, eu tinha que fechar o estabelecimento mais cedo, por conta da insegurança. Agora o cenário é outro, melhorou bastante, possibilitando também, que os demais moradores façam sua caminhada, atividade física com mais segurança. A nova iluminação favoreceu ainda, a valorização dos comércios e demais imóveis. Um benefício que veio na hora certa, por isso considero uma ação positiva desta gestão”, disse o comerciante.

INVESTIMENTOS

A implantação da iluminação pública de LED recebeu investimento de R$ 609.611,96 (seiscentos e nove mil, seiscentos e onze reais e noventa e seis centavos), sendo R$ 596.745,96 (quinhentos e noventa e seis mil, setecentos e quarenta e cinco reais e noventa e seis centavos) do Governo de Rondônia, e R$ 12.866,00 (doze mil, oitocentos e sessenta e seis reais) de contrapartida do município.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama

Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade