16/06/2024

EDUCAÇÃO

Coordenadora pedagógica de escola da rede estadual de Presidente Médici é selecionada para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento

16 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Professora vai representar Rondônia no Programa Missões

Professora Maria do Carmo vai representar Rondônia no Programa Missão Pedagógica no Parlamento

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, Maria do Carmo Lopes de França, foi selecionada nesta semana para participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, que ocorrerá em Brasília, na Câmara dos Deputados, no período da próxima segunda-feira (20) à sexta-feira (24).

A coordenadora participou do processo seletivo que disponibilizou oito vagas a professores, coordenadores pedagógicos e orientadores de escola pública de cada estado e do Distrito Federal.  Após a seleção, Maria do Carmo participou do curso a distância “Educação para a Democracia e o Parlamento”.

O  esforço e dedicação da coordenadora pedagógica lhe renderam a melhor classificação do curso em Rondônia, conquistando uma das duas vagas para efetivar a matrícula no Programa Missão Pedagógica no Parlamento.

Maria do Carmo é considerada uma profissional dedicada e muito comprometida com seu trabalho na educação. As inúmeras premiações da escola, alunos e professores têm o seu apoio e incentivo, pois acredita no potencial de cada um dos profissionais e estudantes.  “É um orgulho para a escola tê-la em seu quadro de funcionários”, afirmou o gestor Celso Belchior. Esta é a segunda vez que a escola tem um representante nesse programa. Em 2013, a participação foi da professora Lucimara.

Missão Pedagógica no Parlamento

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que têm como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2016 está indo para sua 6ª edição.

O programa busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

Os 54 convocados de todo o País participarão de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia