06/05/2024

OBRAS

Construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim avança e beneficiará comunidades da região

26 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Vários profissionais envolvidos na obra são do próprio município de Guajará-Mirim

O andamento dos trabalhos realizados na construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim avança dentro do cronograma previsto, com os serviços acompanhadas pelo Governo de Rondônia. O empreendimento, que visa atender às necessidades de saúde da região, tem se destacado não apenas pelo progresso físico, mas também pelos impactos na economia local e nas práticas de segurança no trabalho.

ACABAMENTOS

Conforme pontuado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), um dos destaques da obra, é a instalação do sistema de gases medicinais, fundamental para procedimentos cirúrgicos e ao suporte a pacientes, que necessitam de oxigênio. Além disso, áreas como a lavanderia, a enfermaria e o necrotério estão sendo ampliadas e recebendo os acabamentos necessários.

As instalações hidrossanitárias do hospital, também estão avançando, com a colocação de encanamento de água fria e quente, válvulas, registros e acessórios, alcançando 60% da execução em locais como a ala sul, lavanderia, alojamento da pediatria, Centro Cirúrgico e Obstétrico.

IMPACTOS E INCLUSÃO REGIONAL

A obra tem mantido um índice exemplar de segurança

A repercussão na comunidade local é evidente, com 82% dos 54 profissionais envolvidos, sendo do próprio município de Guajará-Mirim. Neste sentido, a obra tem mantido um índice exemplar de segurança, sem nenhum registro de acidente de trabalho no canteiro, devido às boas práticas adotadas.

Uma curiosidade sobre o hospital é que está sendo construído, levando em consideração as especificidades culturais dos povos indígenas da região. Haverá uma área maior para acompanhantes de pacientes, espaço para redes e até mesmo uma horta medicinal, permitindo assim, o cultivo de plantas usadas em práticas de cuidado de maneira segura.

Desse modo, com os avanços, o Hospital Regional de Guajará-Mirim prometem ser não apenas um centro de saúde de excelência, mas também, um exemplo de como a infraestrutura pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de uma comunidade diversificada e culturalmente rica, com suas características locais.

Texto: Alisom Brito
Fotos: Unops, Daiane Mendonça e Frank Néry