Construção do abrigo de resíduos do Heuro de Cacoal em fase de conclusão

12 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Heuro de Cacoal passará a contar com um local adequado para a destinação dos resíduos hospitalares

Estão em fase de conclusão, em Cacoal, as obras para a construção do abrigo de resíduos do Hospital de Urgência e Emergência Regional – Heuro. Com um investimento total de R$ 364.379,14 (trezentos e sessenta e quatro mil, trezentos e setenta e nove reais e quatorze centavos), o Governo de Rondônia está buscando aperfeiçoar o processo de coleta, armazenamento e descarte dos resíduos hospitalares.

“O Heuro não contava com um espaço adequado para o descarte dos resíduos hospitalares, mas agora esta realidade está mudando! Este é um grande avanço para o Hospital e traz mais segurança para os servidores, aos pacientes e para a comunidade, de uma forma geral. É mais uma ação do governo estadual voltada à saúde”, evidencia a diretora do Heuro, Meila Witt.

A obra já está em fase final e deve ser concluída no próximo mês

Dentro de uma unidade hospitalar como o Heuro, o abrigo é de fundamental importância para a otimização da coleta e posterior descarte dos resíduos para destinação final, minimizando também qualquer impacto ambiental que estes podem ocasionar. Mensalmente, mais de quatro mil quilos de resíduos oriundos dos serviços de saúde prestados são recolhidos e descartados pelo Hospital de Urgência e Emergência Regional, em Cacoal.

“Esse projeto é de fundamental importância, pois ele atende às exigências da legislação vigente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Além disso, vai proporcionar mais qualidade de vida aos usuários e servidores do hospital, já que agora vamos contar com um ambiente adequado para estes resíduos”, destacou o engenheiro ambiental Gil Carvalho, um dos fiscais da obra.

As obras para a construção do abrigo de resíduos estão sendo executadas por uma empresa de Cacoal, contratada por meio de licitação, e devem ser concluídas até o final de junho. O abrigo atende todas as normativas em vigência, em um espaço aproximado de 100 metros quadrados.

“É importante informar também que, o abrigo será capaz de absorver todo o resíduo produzido no hospital, seja ele infectante, que necessita de tratamento especial, como também os resíduos de classificação comum. Nenhum resíduo produzido pelo Heuro vai ficar em local inadequado”, reforça Gil Carvalho, que atualmente é gerente de manutenção predial do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal.

abrigo de resíduos do Heuro atende todas as exigências da Anvisa

Desde 2015, todo o resíduo produzido pelo Heuro era direcionado a um local improvisado, dentro da unidade hospitalar. Vale ressaltar que os resíduos produzidos por hospitais são materiais que apresentam alto risco de manejo e de destinação final, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

Foi justamente essa preocupação do Governo de Rondônia que resultou em todo um planejamento estratégico para garantir o bom gerenciamento dos serviços no Hospital de Urgência e Emergência Regional, em Cacoal. Desta forma, por meio de ações planejadas, o Estado está promovendo a proteção da saúde da população e ao mesmo tempo a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

“Essa é uma obra que teve início no final de dezembro de 2021, e que nas próximas semanas deve estar concluída. Era uma obra extremamente necessária e que além de todos os benefícios técnicos, vai melhorar, inclusive, o aspecto visual do hospital. Antes o que nós tínhamos era um local improvisado, com os tambores e sacos de lixo à vista dos usuários do Heuro. Com o abrigo, isso não vai mais acontecer”, finalizou o engenheiro ambiental Gil Carvalho.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Ecologia, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade