Governo de Rondônia
27/04/2024

SANEAMENTO BÁSICO

Construção das lagoas de tratamento de esgoto avança no município de Ji-Paraná

18 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As oito lagoas serão responsáveis pelo processo de tratamento de esgoto no município

As obras do sistema de esgotamento sanitário em Ji-Paraná já são realidade no município. Os trabalhos de construção das oito lagoas de tratamento de esgoto seguem em fase de movimentação de terra, em uma área de mais de 50 hectares. As obras são oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, e desde 2019 foram, gradativamente, destravadas pelo Governo de Rondônia, sob gerência da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

A execução dos serviços iniciou em março deste ano e, aos poucos, está ganhando forma. De acordo com o gerente de Engenharia, Infraestrutura da Seosp em Ji-Paraná, Naare Corrêa Silva, os serviços em execução na área, consistem no corte, que é a escavação para a construção das lagoas. “Além disso, é feito o transporte para outro local, ainda dentro da área, que serve de aterro em volta de uma outra lagoa. Ou seja, todo o material extraído é aproveitado”, detalhou.

O gerente explanou ainda sobre os trabalhos nas etapas de toda a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. “O sistema de esgoto engloba toda a parte de captação do esgoto sanitário nos bairros até a chegada na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, onde ocorre o processo de tratamento desse material, até o seu lançamento no rio. Ou seja, uma obra completa que vem para beneficiar e promover saúde pública para os jiparanaeneses”, destacou.

CENÁRIO ATUAL

A obra segue com o avanço de 24,36% de execução feita, o que representa um investimento de R$ 36.200 milhões (trinta e seis milhões e duzentos mil reais), já aplicados na obra. Todo o Sistema de Esgotamento Sanitário está orçado em R$ 148 milhões, que serão convertidos em grande benefício à população, oriundos de recursos do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado.

INSTALAÇÃO DA REDE COLETORA

Serviços de instalação da rede coletora e ramais de ligação

Outra etapa da obra que segue paralelamente, é a instalação da rede coletora, distribuída em diversas frentes de serviços nas ruas do município. Os trabalhos avançam no segundo distrito de Ji-Paraná, em especial, na região comercial.

São feitos os serviços de instalação da rede coletora e ramais de ligação, que consistem na escavação, a regularização do fundo da vala, instalação do tubo coletor e o reaterro compactado. Após a conclusão dos trabalhos, é feita a recomposição asfáltica, por meio da atuação do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER.

O contrato atual, em execução, prevê a instalação de aproximadamente 310 quilômetros de rede coletora no município. Até o momento, já foram executados 121 quilômetros de rede no segundo distrito de Ji-Paraná, representando 39% de avanço nos trabalhos executados nas ruas. A previsão de conclusão da instalação da rede coletora na região comercial do 2º distrito segue até meados de novembro deste ano.

SENSIBILIZAÇÃO

Em virtude da execução dos serviços, é importante que a população esteja consciente quanto aos cuidados no entorno das obras. “Sabemos que toda obra causa alguns transtornos, que são passageiros, mas o benefício permanece. Por isso, pedimos aos moradores que evitem jogar água servida na região em que acontecem as obras. É aquela água que o cidadão já utilizou e descarta nas ruas. Isso prejudica os trabalhos, visto que, precisamos do local seco para termos qualidade na conclusão”, reforçou Naare Corrêa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seosp
Fotos: Bruno Motoyama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo