Governo de Rondônia
28/04/2024

CAMPANHA

Conscientização sobre hanseníase é reforçada com a Campanha “Janeiro Roxo”

16 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

“Janeiro Roxo” foi instituído como o mês de conscientização e combate à hanseníase

O “janeiro Roxo” foi instituído como o mês de conscientização e combate à hanseníase, doença caracterizada pelo aparecimento de nódulos dolorosos em todo o corpo, falta de sensibilidade e força muscular nos pés e mãos, além de manchas com alteração da sensibilidade térmica e comprometimento dos nervos periféricos. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça onde buscar atendimento e tratamento, com o objetivo de estimular o autocuidado e tratamento precoce.

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) oferece serviços e diagnóstico, abrangendo hanseníase em indivíduos com menos de 15 anos, principalmente de natureza neural, casos de reincidência, reinfecção, situações de diagnóstico desafiador, reações hansênicas de intensidade moderada a grave, esquemas alternativos e intervenções cirúrgicas para neuropatias compressivas, incluindo cirurgias preventivas.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, a campanha dissemina informações sobre a doença, promovendo o entendimento, a prevenção e a busca por tratamento adequado. 

Em 2023, a POC realizou em média cerca de 5 mil consultas médicas de hanseníase

SERVIÇO

Em 2023, a POC realizou em média cerca de 5 mil consultas médicas de hanseníase e foram operados 272 pacientes, totalizando 816 procedimentos cirúrgicos, considerando que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em acompanhamento realizaram mais de três cirurgias, dentre as quais: 544 neurólises, 128 transferências de nervos e 144 tratamento de neuropatia compressiva. 

Para obter atendimento especializado, o usuário do SUS deve estar regulado, direcionar-se para a Unidade Básica de Saúde (UBS) com o encaminhamento em mãos e agendar a consulta. 

O coordenador do núcleo de hanseníase da POC, Wanderlei Ruffato destacou sobre a prevenção à doença. “O tratamento envolve não apenas o acompanhamento medicamentoso ao paciente, mas a quebra da transmissão da doença, o resgate da autoestima, a prevenção de incapacidades físicas, e consequentemente, melhoria da qualidade de vida, contribuindo assim para a manutenção da saúde individual, pública e o bem-estar das comunidades”, ressaltou. 

A Policlínica Oswaldo Cruz fica localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho. O horário de funcionamento da POC é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19 horas. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Nery e Bruno Motoyama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo