Governo de Rondônia
30/04/2024

FORMAÇÃO CONTINUADA

Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar tem início em Costa Marques, nesta terça-feira

27 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A edição vai atender cerca de 40 professores licenciados que ministram o componente curricular Arte e Cultura, nas escolas Estaduais de Rondônia

O 4º Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar com o tema: “A Arte de Ensinar e a Cultura de Aprender”, promovido pelo Governo de Rondônia, vai acontecer nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), em formato presencial, no município de Costa Marques. A edição deste ano vai atender cerca de 40 professores licenciados e que ministram o componente curricular de Arte e Cultura nas escolas Estaduais de Rondônia.

As inscrições foram realizadas previamente pelos participantes, abrangendo 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e 30 municípios. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordenado pela Gerência de Arte e Cultura Escolar (Gace), que faz parte da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar.

Segundo a gerente do Gace, Sabryne Sena, a programação visa dar continuidade às ações de formação continuada e valorização do servidor da Rede Estadual de Ensino. “Serão oferecidas palestras, atividades didáticas, visitas guiadas educativas, oficinas, além de atrações artísticas e culturais com enfoque nas perspectivas populares brasileira, indígena e quilombola”, destacou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o aprendizado da arte e cultura é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos estudantes, além de poder enriquecer as experiências nos estudos. “O congresso é uma ferramenta valiosa que garante desenvolver propostas associadas à temática, possibilitando aos professores da área atualização, troca de experiências, além de agregar conhecimento sobre o tema”, destacou.

EDIÇÕES ANTERIORES

Nos anos de 2020 e 2021, o congresso contou com participantes de todo o Brasil, de forma remota, alcançando mais de 2 mil professores mediante palestras disponibilizadas no canal de Mediação Tecnológica da Seduc de Rondônia. Já em 2022, as vagas foram limitadas e o evento ocorreu em formato presencial. Contou com 100 participantes, docentes da Rede Estadual de Ensino na cidade de Porto Velho. Nesta edição, o congresso tem palestrantes que atuam no ramo da arte e cultura.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa será disponibilizada no link https://linkme.bio/CEACE. Durante o encontro, serão apresentados temas que permitam analisar e redimensionar as ações didáticas e pedagógicas pertinentes ao componente curricular de Arte e Cultura, valorizando assim a prática dessas ações no ambiente escolar. Para esclarecer dúvidas ou entrar em contato com o núcleo, os interessados podem enviar email para culturaescolar@seduc.ro.gov.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Sabryne Sena
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cultura, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo