Governo de Rondônia
28/03/2024

ACESSO À SAÚDE

Conferência Estadual de Saúde encerrou com apresentações culturais e debates de pautas importantes à saúde

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram elencadas dificuldades dos profissionais, usuários e minorias, no acesso integral à saúde

A décima Conferência Estadual de Saúde, encerrou na quarta-feira (31), após três dias de debates de pautas relevantes na área da saúde, com a participação de membros do Ministério da Saúde, autoridades municipais, estaduais e representantes da rede do Sistema Único de Saúde – SUS. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde – CES, em parceria com o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, e contou com mais de 300 pessoas. 

Fizeram parte do evento, representantes de saúde dos 52 municípios rondonienses

A Conferência com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, contou com apresentações artísticas, com músicas, poesias, palestras, reuniões e atividades variadas; todas com tradução em libras, abordando assuntos essenciais ao bom funcionamento da assistência ofertada aos usuários do SUS.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante considerar que, “a nossa gestão tem reunido esforços para levar acesso à saúde, à população de todas as localidades de Rondônia. É essencial ouvir o paciente atendido, por meio dos representantes que estiveram no evento, cada pessoa que aqui esteve trouxe experiências únicas, que serão somadas à construção do nosso plano estadual de saúde”, destacou.

O secretário de Saúde Jefferson Rocha, declarou que, “levantar a demanda da população, por meio dos representantes de saúde, é uma forma de planejar a estratégia de saúde, com mais acesso, inclusão, reduzindo as desigualdades e fortalecendo nosso trabalho. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história, de reunir pessoas que no dia a dia se dedicam ao bem-estar da família rondoniense”, declarou. 

Foram elencadas dificuldades dos profissionais, usuários e minorias, no acesso integral à saúde e pautadas também soluções, projetos importantes da saúde. Temas como cobertura vacinal, com a participação do Zé e Maria Gotinha, plano de carreiras dos profissionais de saúde, foram tratados e votados. O slogan “Amanhã vai ser um outro dia – SUS”, levantou a bandeira da esperança, dedicação e empenho, para que o futuro da saúde pública seja cada dia melhor. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Esio Mendes e Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo