Governo de Rondônia
27/04/2024

MOVIMENTO ARTÍSTICO

Conferência Estadual de Cultura aborda tema “Fortalecendo Diálogos e Direitos Culturais”

05 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O evento, que acontece desde domingo, transforma Presidente Médici na sede cultural do Estado

Com o tema central “Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais no Estado de Rondônia”, a 6ª Conferência Estadual de Cultura de Rondônia segue até quarta-feira (6). O foco do encontro é propor diretrizes ao Plano Estadual de Cultura, definindo prioridades necessárias para garantir o direito à cultura.

Promovido pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento, que acontece desde domingo, transforma Presidente Médici na sede cultural do Estado, proporcionando-a em um espaço importante para discussão sobre representatividade de diversos segmentos artísticos. Durante a Conferência serão eleitos delegados que representarão Rondônia na 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para março de 2024.

A coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (MIC) em Rondônia, Fátima Ferreira destacou a relevância do evento. “Essa conferência é importante para os fazedores de cultura, para os governos e municípios. Neste momento, a sociedade tem a oportunidade de expressar suas necessidades e contribuir para melhorias na cultura do país, aqui nós ouvimos o que de fato precisamos melhorar. A partir desse debate, o Governo Federal, Estadual e municípios podem fazer o planejamento com ações específicas”, salientou.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes enfatizou a importância da conferência, afirmando que é fundamental para debater políticas públicas e o crescimento da cultura em Rondônia. “Esta conferência é relevante para debatermos políticas públicas ao crescimento da Cultura em nosso Estado, ouvindo a sociedade civil, poderemos nos organizar para fazer políticas públicas culturais da melhor forma possível no estado de Rondônia. Aqui também iremos eleger os delegados, que vão representar Rondônia na Conferência Nacional, em março de 2024, em Brasília”, enfatizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Paulo Amorim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cidadania, Cultura, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Justiça, Rondônia, Serviço, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo