CONEXÃO MUNDO

Conexão Mundo abre fase presencial em 3 de julho

12 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A fase presencial do Programa Conexão Mundo 2017 será aberta às 10h do dia 3 de julho, em Porto Velho. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do programa desde 2013 e até 2016 apenas a Escola Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Porto Velho, havia participado. Para 2017, o programa foi estendido às Escolas Major Guapindaia, John Kennedy e Barão do Solimões, também da capital.

Secretário Valdo Alves (c) e Djair de Souza (d) com os alunos contemplados na edição de 2016

O professor Djair de Souza, da Subgerência de Ensino Médio da Seduc, que coordena o programa na rede estadual, afirmou que inicialmente 10 estudantes serão selecionados para entrevista, e apenas quatro participarão da fase de intercâmbio com viagem de duas semanas aos Estados Unidos.

“Lá, os estudantes ficarão hospedados com uma família para conhecer o cotidiano de um cidadão americano, visitarão escolas, interagirão com estudantes locais, farão visitas técnicas a universidades e museus”, disse Djair de Souza.

O subgerente de Ensino Médio, Magno de Andrade Moura, explicou que o Conexão Mundo foi idealizado e desenvolvido pela Coordenação Nacional do Sesi/Senai e pela ONG americana US Brazil Connect com o objetivo de elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes por meio de oportunidade de intercâmbio cultural entre os estudantes brasileiros e jovens profissionais americanos.

O sucesso do Programa Conexão Mundo, segundo ele, está no diferencial educativo aplicado, onde salas de aula convencionais são migradas para plataformas conhecidas e comumente utilizadas por jovens.

Redes sociais se transformam em ambientes lúdicos e interativos para que, juntamente com jovens como eles, de outro país e de outra cultura, na diferença e distância física, aprendem e ensinam, desenvolvendo o interesse pelo idioma inglês e quebrando a barreira cultural para este aprendizado.

Na edição de 2016, os alunos da Escola Anísio Teixeira contemplados com uma viagem a Colorado (EUA) foram José Santana, Beatriz Melo, Sânmela Eloá. Todos viajaram com acompanhados do coordenador Djair de Souza.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia