Governo de Rondônia
04/10/2024

PROMOÇÃO E EQUIDADE

Comitê de Equidade e Valorização das Trabalhadoras no SUS é formado para promoção de políticas públicas

12 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo do comitê é promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) criou o Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Rondônia, por meio da Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024. O objetivo é promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, bem como a valorização das trabalhadoras no âmbito do SUS.

Serão reforçadas ações que implementem políticas e estratégias voltadas à promoção da equidade de gênero, raça e etnia, que promovam a valorização das trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho; saúde e bem-estar; realização de campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero; avaliação das condições de trabalho; e a garantia de acesso a canais de denúncia e suporte para as trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou qualquer forma de violência no ambiente de trabalho.

Neste sentido, o Comitê desenvolve ações no que tangem à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que têm como objetivo assegurar a equidade na saúde e a atenção às especificidades de gênero e raça.

As reuniões acontecerão uma vez a cada dois meses ou sempre que necessário, por convocação do presidente ou solicitação de um terço de seus integrantes. As decisões serão tomadas por maioria simples.

O Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde vincula-se à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia.

Para o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, trabalhar para garantir equidade, colabora com o avanço humanizado do SUS: “O bem-estar deve começar com a nossa equipe, e eliminar barreiras, preconceitos e estigmas; é a melhor forma de desenvolver um ambiente mais saudável”, destacou. 

O comitê será formado por representantes da Gestão do Trabalho, Gestão da Educação na Saúde, Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Atenção Especializada, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (COSEMS/RO), Distrito Sanitário Especial Indígena, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Instituição de Ensino Superior pública (IES), entidade sindical, Mesa de Negociação do SUS e Conselho de Saúde do segmento de trabalhadores. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Cristian Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Legislação, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo