Governo de Rondônia
28/04/2024

SAÚDE

Combate ao AVC é tema de palestra educativa realizada por profissionais da saúde do Pronto Socorro João Paulo ll

01 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Realizada por profissionais da saúde ação educativa sobre AVC no Pronto Socorro João Paulo ll

Em alusão ao mês de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), na última quinta-feira (27), foi realizada uma ação educativa no Pronto Socorro João Paulo II, sobre Acidente Vascular Cerebral, suas causas, cuidados e sintomas, o momento de conscientização foi direcionado aos pacientes, servidores e acompanhantes. 

A ação aconteceu no estacionamento da unidade, contou com a participação da equipe de saúde e de acadêmicos. Foram entregues materiais educativos impressos e feitas diversas orientações sobre a doença. 

90% dos AVC podem ser evitados se a pessoa identificar os fatores de riscos e controlá-los, afirma médica neurologista

A médica neurologista, Márcia Polin,  ressaltou: “O AVC conhecido também como derrame, até o ano de 2021 era a segunda maior causa de mortes no país, atualmente ele ocupa o primeiro lugar, passando a frente do infarto do coração. O AVC pode acontecer em qualquer idade, entretanto ocorre com maior frequência em pessoas com mais de 65 anos”, destaca.

Segundo a profissional, os principais fatores de risco são: hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e doenças do coração. “ 90% dos casos,  podem ser evitados se a pessoa identificar os fatores de riscos e controlá-los”, afirma Márcia.

O diretor do Pronto Socorro João Paulo ll, Madson Albuquerque, enfatizou a importância da ação: “É importante a conscientização, bem como alertar a população sobre a doença, que é considerada o maior fator de incapacidade do mundo. Portanto devemos conhecer os sintomas e sinais de alerta, pois quanto antes ocorrer o atendimento, menores podem ser as sequelas”, conta o diretor. 

Se houver suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), o paciente ou familiar deve ligar para o 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), se confirmado, o paciente será encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, que é centro especializado para pacientes em crise de AVC, credenciado pelo Ministério da Saúde.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo