19/05/2024

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Com inscrições abertas, seminário em Porto Velho debate políticas inovadoras para Educação

30 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O exemplo da transformação do ensino em Sobral (CE), que a cada avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) amplia o indicador de qualidade inclusive com meta além da estabelecida pelo Ministério da Educação, será uma das políticas públicas apresentadas no seminário Maria Aparecida da Silva Rodrigues – Políticas Inovadoras para a Educação, que se realizará no dia 5 de dezembro, em Porto Velho. A abertura do evento está prevista para 8h30.

“Queremos que os gestores nos municípios e profissionais da educação de Rondônia conheçam a experiência de Sobral, que saiu de um IDEB nos anos iniciais de 4,9 em 2007, quando o índice foi criado, para 8,8 em 2015, ultrapassando a meta estabelecida para o Brasil, de nota 6. É uma experiência enriquecedora, e que tornou o município cearense uma referencia no país”, disse o vice-governador Daniel Pereira, ao falar sobre o evento.

O seminário é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef), com apoio do governo de Rondônia e patrocínio do consórcio Santo Antônio. O processo de mudança na educação de Sobral é parte da palestra Metodologia de Alfabetização, de responsabilidade da vice-governadora do Ceará Izolda Cela.

Psicóloga e pedagoga, Izolda Cela foi secretária da Educação de Sobral e entre 2007 a 2014 exerceu o cargo de secretária da Educação do Ceará, levando também o estado a ser uma referência no setor. Segundo Daniel Pereira, em Sobral mais de 40% das crianças com oito anos terminavam a segunda série sem saber ler. “O município apostou em um plano de gestão educacional, com foco na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar no processo seletivo dos diretores das escolas baseado na meritocracia e valorização dos professores,” afirma. O segundo palestrante será o ex-governador do Acre Binho Marques.

Com longa experiência na educação pública daquele estado, onde exerceu também o cargo de secretário da Educação e secretário da mesma pasta do município de Rio Branco, capital, Binho Marques abordará o tema Reordenamento Escolar nas redes de ensino do Estado e municípios. O terceiro é último expositor é Diego Ramiro, superintendente da Miura Investimentos, cuja palestra e Educação Financeira. Para o seminário estão sendo convidados profissionais da educação de todos os municípios.

Do evento irão participar o secretário de Estado da Educação Valdo Alves, prefeitos, gerentes e coordenadores regionais de Ensino. O vice-presidente do Sindesf, professor Mario Jorge Oliveira, disse que é digno ter como referencia no seminário o nome da professora Maria Aparecida da Silva Rodrigues, falecida recentemente, combativa e coerente durante sua militância no movimento sindical, “tendo resistido a pressões do governo quando da constituição da Associação Rondoniense de Professores, o embrião do
sindicato.”

“Acredito que as experiências positivas do Ceará e Acre podem oferecer uma contribuição ao nosso governo”, afirma o vice-governador Daniel Pereira. O seminário conta ainda com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero); Associação Rondoniense de Municípios (Arom); Assembleia Legislativa e Miura Investimentos. O seminário será realizado no auditório do Sintero, à rua Rui Barbosa, em Porto Velho.

As Inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Texto: Mara Paraguassu

Assistência Social, Educação