Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Colégio Tiradentes VII da Polícia Militar resgata autoestima da antiga Escola Manaus e reforma salas para ampliar matrículas em Porto Velho

26 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do Colégio Tiradentes VII da Polícia Militar entram em ordem unida na oficialização da educação militarizada

 

A procura por vagas é tanta que a direção do Colégio Tiradentes VII da Polícia Militar (antiga Escola Manaus), no bairro Mato Grosso,  em Porto Velho, está revitalizando salas deterioradas depois de 40 anos de ocupação, para ampliar a oferta.

Na sexta-feira (23), o colégio apresentou solenemente em formatura 440 alunos das turmas do Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A clientela é do bairro e de outros vizinhos ou distantes.

O canto do Hino Nacional em voz alta e com vibração emocionou autoridades do Corpo de Bombeiros (mantenedor do estabelecimento), Polícia Militar, e da Secretaria Estadual de Educação.

Na ordem do dia, o diretor geral do colégio, capitão bombeiro Sued Santos Rocha, disse que o ato era uma “celebração de conquistas” e augurou “melhoria na qualidade da educação” para o colégio.

“Estamos felizes com a qualidade educacional e satisfeitos com todos que acreditaram no projeto”, disse a professora Irany de Oliveira Lima Morais, representando o secretário Valdo Alves. Segundo contou, em seu estado, Minas Gerais, algumas escolas militarizadas “transformaram vidas”.

Manoel Venâncio cuida do neto e sonha com outras escolas semelhantes

AUTOESTIMA E DISCIPLINA

Ao longo de quatro décadas, o corpo docente da escola sofreu e enfrentou situações de indisciplina, abandono e vandalismo. Em 2014, traficantes tinham ali um de seus redutos, chegaram a conflagrar a escola, ateando fogo, deixando alunos e professores aterrorizados.

Vieram as providências: a construção do muro, telhado de uma sala destruído por um vendaval e pintura do muro com nomenclatura. Na manhã desta sexta-feira (23) prosseguiam serviços de pintura.

Na cerimônia de oficialização, a cada kit entregue, sucessivas salvas de palmas fizeram sorrir professores, diretores e demais servidores. “Eles estão testando o queridômetro”, disse o locutor do ato.

Atualmente, uma equipe mista de 72 funcionários civis e militares, de diretores, professores a zeladores, zela pela integração desse estabelecimento com a comunidade do bairro Mato Grosso. Ali estudam 770 alunos.

Mães com crianças ao colo, elegantemente trajadas, acompanhadas de pais e avós, prestigiaram a cerimônia da qual participaram cerca de 500 pessoas acomodadas nas arquibancadas ou em pé, na quadra coberta.

“Hoje estamos dando identidade e agradecemos aos pais e às autoridades pelo apoio à nossa missão”, disse o diretor Sued Rocha.

Há seis meses no cargo, o capitão destacou que o resultado do trabalho da equipe favorece ao entorno da escola e resgata o respeito a crianças e jovens do bairro Mato Grosso.

“A realidade é outra, e o sorteio de vagas significa que a sociedade acredita na qualidade de ensino da escola militarizada”, salientou o capitão.

Marta, do bairro Socialista, a 13 quilômetros da escola, está feliz com a filha Natally

A transformação da antiga escola em colégio militar despertou famílias de bairros distantes a pleitear vagas para filhos e netos. A ponto de uma vaga ser disputada por 50 alunos, algo inédito em escolas da capital.

“O governo precisa fazer outras escolas todas iguais a esta, para melhorar a situação, olhe que tranquilidade”, sugeriu Manoel Venâncio Leandro, 70 anos, avô de Lucas, 10.

Lucas mora com a mãe, no bairro Esperança da Comunidade. Ela trabalha fora, e o pai do menino trabalha em Campo Grande (MS).

“Foi uma peleja conseguir vaga pra ele na 5ª série, mas nada seria bom se existisse só a facilidade, é preciso vencer as dificuldades”, acrescentou Manoel Venâncio.

Marta Almeida, mãe de Nattaly, que vai inteirar seis anos em abril, queixou-se da insegurança na única escola de educação infantil no bairro Socialista.

Às 6h30 da manhã, Natally e outras dez crianças viajam diariamente numa van para o Colégio VII, a 13 quilômetros, retornando para casa às 12h30. É esta a rotina das outras mães do Socialista: levantarem cedo e prepararem os filhos, na certeza de que frequentam o sinônimo de escola segura.

Leia mais:
Direção da Escola Manaus, em Porto Velho, afirma que avaliação geral dos alunos melhorou com gestão militar
Comunidade escolar afirma que transformação da Escola Manaus de Porto Velho em Colégio Militar acaba sensação de insegurança


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo