Governo de Rondônia
18/04/2024

SAÚDE

Cirurgia cardíaca rara é realizada em criança de 4 anos no Hospital de Base Ary Pinheiro

02 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe médica realizou o procedimento com sucesso

Um menino de 4 anos, com a doença cardíaca chamada tetralogia de Fallot, passou por procedimento de implantação de marcapasso infantil definitivo, na noite de quarta-feira (31), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

A criança foi acolhida no Hospital Infantil Cosme e Damião, no dia 26 de maio, com episódios de desmaios, recebeu o atendimento de urgência pelos profissionais de plantão e ficou em observação na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, sendo transferida para o Hospital de Base, com urgência, para realizar a cirurgia. A operação foi totalmente realizada com recursos do Sistema Único de Saúde – SUS.

A médica cardiologista, Luciana Nina, a qual realizou o diagnóstico da criança, explicou que, “pela primeira vez recebemos um caso raro desses, mas com a equipe médica capacitada, realizamos com sucesso o procedimento”, ressaltou. A doença cardiológica tetralogia de Fallot é uma condição rara, causada por uma combinação de quatro malformações cardíacas presentes no nascimento. As anomalias causam fluxo de sangue pobre em oxigênio para fora do coração e para o resto do corpo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as capacitações direcionadas aos profissionais da saúde visa prepará-los para suprir as demandas da população e oferecer um atendimento especializado, com qualidade nas unidades.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou sobre o feito. “É gratificante ver o resultado dos esforços de profissionais especializados nas nossas unidades. Poder oferecer uma oportunidade de vida à uma criança, é emocionante”, parabenizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Breno Villar
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo