REABILITAÇÃO

Cero oferece atendimento multidisciplinar para pacientes em tratamentos ortopédicos e neurológicos

17 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Cero retomou às atividades normal em junho do ano passado

“As sessões de fisioterapia têm auxiliado no processo para que eu possa voltar a andar normalmente e fortalecer minhas pernas”. O depoimento é da dona de casa Creuza Sampaio da Silva de 70 anos, ao se referir sobre o Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero, que tem oferecido tratamento nas áreas de  fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia e assistência social.

Localizado na rua Petrolina, bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho, o Cero retomou às atividades normal em junho do ano passado, após ter sido cedido por mais de um ano para tratamento de pacientes com covid-19. O governador Marcos Rocha destaca a importância do retorno dos atendimentos. “O Cero foi fundamental no tratamento dos pacientes com covid e retorna para a sua atividade, atendendo pacientes de todo o Estado que precisam de tratamento de sequelas graves nas áreas ortopédica e neurológica”.

Creuza Silva enfatiza que “o Cero tem sido um canal de bênçãos na minha vida. Através do trabalho desses profissionais tem acontecido um verdadeiro milagre comigo, cheguei aqui sem andar e com pouco movimento nos braços, mas graças as sessões de fisioterapia, estou andando devagar e recuperando meus movimentos. Só tenho a agradecer a cada um desses profissionais que nos tratam muito bem, desde a recepção, até aqui na fisioterapia. Esse carinho contribui muito para que o tratamento dê ainda mais resultado”.

O Cero retomou as atividades normais em junho

Além do trabalho de reabilitação, é realizada a análise de laudos para obtenção de meios auxiliares de locomoção, como andadores e cadeiras de rodas. O diretor da unidade, Pedro Augusto de Oliveira, explica que para ser atendido no Cero, o paciente precisa passar pela regulação nos Postos de Saúde Municipal, após receber encaminhamento médico do neurologista, ortopedista, por exemplo.

“Depois de fazer a regulação no posto de saúde, o paciente aguarda o contato por telefone, onde será informado o dia do atendimento, e vir até a unidade no dia marcado. É importante que os médicos saibam que os nossos serviços já estão normalizados e façam os encaminhamentos para as nossas especialidades no momento da consulta”, reforça.

A terapeuta ocupacional Ariane esclarece que são aproximadamente 7.276 atendimentos por mês. “Revezamos nos dois turnos de atendimento. Atendemos todas as idades, de crianças a idosos. É muito gratificante participar do processo de cada paciente e presenciar a evolução e o resultado”, afirma.

Texto: Larissa Malta
Fotos: Frank Nery

Assistência Social, Cidadania, Convênios, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade