Governo de Rondônia
04/12/2024

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Centro de Reabilitação de Rondônia oferece serviços de restauração física, auditiva e intelectual

13 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Atendimento no Centro de Reabilitação de Rondônia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber atendimento ambulatorial gratuito voltado à reabilitação intelectual, física e auditiva, no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero). Para ser atendido, basta cadastrar o requerimento médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). O Cero funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e está localizado na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho.

A unidade é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atua em conformidade com as normas do Ministério da Saúde (MS). São ofertados serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia e neuropediatria, além de assistência social e enfermagem. A unidade conta com 24 consultórios, salas de atendimento em grupo e um ginásio para fisioterapia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido no Centro de Reabilitação de Rondônia, simboliza o empenho da gestão estadual com a inclusão e o respeito. “O Cero é mais do que um centro de saúde; é uma conquista para o povo rondoniense, e um exemplo do que podemos alcançar ao investir em políticas de saúde pública e acessibilidade. Vamos continuar trabalhando e fortalecendo esse serviço para que ele siga transformando vidas”, enfatizou.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, salientou que, o Cero representa um investimento em saúde para o bem-estar dos rondonienses. “O Centro oferece um serviço digno e acessível à população, respeitando a diversidade das necessidades e proporcionando mais qualidade de vida às pessoas.”

AUTONOMIA E CONFORTO 

A unidade também realiza a entrega de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, muletas e cadeiras de banho, conforme a necessidade apontada por requerimento médico. Em 2023, foram entregues 2.980 Meios Auxiliares de Locomoção (Mal) para usuários do SUS. Entre janeiro e setembro de 2024, já foram distribuídos 2.272 meios auxiliares, garantindo maior autonomia e conforto a quem necessita.

A fisioterapeuta Andréia Zülke, diretora do centro, destacou que, o Cero procura ampliar vagas, qualificar profissionais e reduzir o tempo de espera. “A partir do próximo ano, o Centro de Reabilitação de Rondônia oferecerá atendimento com educador físico e um consultório de enfermagem para curativos e usuários de ostomias, visando aprimorar o atendimento com novas terapias e práticas integrativas, com foco na humanização e excelência”, ressaltou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Frank Néry e Johnatan Kalawine
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo