Governo de Rondônia
18/04/2024

AMBULATÓRIO DE MALÁRIA

Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia mantém ambulatório de atendimento à malária na Capital

20 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

No ambulatório de malária são realizados exames de gota espessa (lâmina)

O Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia – Cepem é uma unidade de saúde, ensino e pesquisa pertencente à Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. Atualmente, com vários projetos sobre malária, hepatite B, C e delta, dengue, doenças parasitárias e covid-19, também mantém ambulatórios de atendimento para hepatite crônica viral e a pacientes com malária e serviço de diagnóstico de fungos.

O serviço de diagnóstico e o ambulatório são frutos de uma parceria entre a Sesau, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho – Semusa e a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/RO. No ambulatório de malária é realizado o exame microscópico, e em aproximadamente 60 minutos o paciente já tem o resultado. Caso positivo, passa por consulta e recebe o tratamento com a medicação específica para tratar a infecção febril.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas da malária pode buscar atendimento no serviço de diagnóstico e no ambulatório do Cepem, sem necessidade de encaminhamento prévio.

Segundo o Ministério da Saúde – MS, os sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. O diretor clínico do Cepem, Dhélio Batista Pereira explica que: “menos de 15% dos testados apresentam resultados positivos, quando há possibilidades, investigamos o motivo da febre alta nos pacientes negativos, como uma forma de vigilância epidemiológica ou para desenvolvermos nossas pesquisas”, afirmou.

O método para a testagem na unidade é o exame de microscopia com lâmina, também chamado de gota espessa, que através de um pequeno furo na ponta de um dos dedos do paciente, o sangue é coletado e analisado em microscópio, na busca da presença do protozoário Plasmodium.

Durante o período de maior intensidade dos casos da covid-19, buscando aliviar os serviços de urgência, o ambulatório de malária do Cepem aumentou sua atividade e chegou a atender mais de 50% dos casos de malária da região. Manteve pesquisa na avaliação de novas formas de diagnóstico e tratamento para malária e covid, que hoje tem impacto direto no controle e eliminação dessas doenças.

O governador Marcos Rocha enfatiza que, o bom andamento da saúde está associado ao sucesso da pesquisa e ciência: “No desenvolvimento de vacinas, pesquisas sobre medicina tropical e capacitação de profissionais, avançamos para um atendimento de maior qualidade para a nossa população”, ressaltou.

O ambulatório fica localizado no Cepem ao lado do Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, na Avenida Guaporé, n° 415 Bairro Lagoa, em Porto Velho e, funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h30.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo