Governo de Rondônia
24/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Centro de Diálise de Ariquemes realizou mais de 12 mil procedimentos em um ano de funcionamento

14 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Centro de Diálise atende pacientes de toda região de Ariquemes

Centro de Diálise atende pacientes de toda região de Ariquemes

Em um ano de funcionamento, o Centro de Diálise de Ariquemes (CDA), além de atender  os pacientes de toda a região Vale do Jamari,  pacientes de Jaru que faziam hemodiálise em Ji-Paraná passaram a ser atendidos em Ariquemes desde dezembro de 2014, aumentando consideravelmente a demanda, de 22 para 94 pacientes renais. Antes, esses pacientes precisavam viajar até Porto Velho até três vezes por semana.

Segundo balanço do CDA, foram realizados 12 mil procedimentos em hemodiálise, que correspondem em média, a mil procedimentos por mês, além do atendimento com consultas especializadas -nefrologia, cirurgia vascular e cardiologia, dentre outros procedimentos.

“Esse ano, é de grande vitória porque conseguimos ofertar na parte técnica um bom atendimento. Aqui tem profissionais que são capacitados e  amam o que fazem, mas sem a  determinação do Governo do Estado, não existiria o CDA e os nossos pacientes estariam viajando cinco mil quilômetros por mês para fazer o tratamento”, destaca Aletéia Gomes, diretora administrativa do CDA .

A paciente Jacira da Silva Almeida, de 60 anos, há nove fazendo hemodiálise, disse que todos os dias é motivo de festejar e agradecer pela implantação da CDA. “Aqueles que diziam que era  só coisa de campanha, que até  poderia abrir, mas não conseguiria manter funcionando. Penso que essas pessoas que não acreditavam, é por que nunca precisou de um tratamento especializado. Eu acreditei”, comenta Jacira.

Dona Jacira faz hemodiálise há nove anos

Dona Jacira faz hemodiálise há nove anos

Para Daiane Ferreira, de 28 anos, foi um alivio não ter que viajar mais para Porto Velho três vezes por semana, não só pelo sofrimento, mas também por ter que deixar sua filha pequena na casa de parentes. “Melhorou muito. Antes era difícil, tinha que ficar longe de minha filha”, diz.

Segundo o nefrologista Carlos Jamal, o CDA conseguiu suprir e até superar as expectativas. “O governo mostrou que é possível prestar  um serviço de qualidade e humanizado aos paciente”.

A gerente de enfermagem do CDA, Michele Giroldo, destaca o atendimento de qualidade prestado aos pacientes através da equipe multiprofissional  composta  por psicologo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista e mantida pelo Governo de Rondônia. “Estamos oferecendo atendimento diferenciado,  levando qualidade de vida não só para os doentes renais, mas também para a família”, conta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo