Governo de Rondônia
27/04/2024

COMPETIÇÃO

Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná realiza o primeiro campeonato de jogos internos

11 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com intuito de promover, por meio de práticas desportivas, a inter-relação socioafetiva, educacional e cultural entre os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jí-Paraná, na terça-feira (10) aconteceu a abertura do primeiro campeonato de jogos internos do Case, o I Ji-Case, que acontecerá de 10 a 12 de dezembro, nos períodos matutinos e vespertinos, composto de três modalidades, xadrez, natação e futebol de salão, com direito a premiações e comemorações.

O projeto nasceu do desejo da equipe do Case, em tornar a modalidade esportiva uma ferramenta para criar uma identidade desportiva tendo como enfoque a ressocialização como fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária da atividade física, contribuindo para a formação, desenvolvimento e /ou aperfeiçoamento físico, intelectual e psíquico, além disso dinamizar as atividades físicas tornando o cotidiano dos adolescentes mais produtivo e ativo. “Afinal a competição na idade que esses meninos estão é um prato cheio para extravasarem suas energias”, disse Tomé da Guerra Júnior, professor de educação física do Case.

Para a diretora técnica da unidade, Katiliane Dantas Ferreira, valores tais como: a construção da cidadania, fraternidade, solidariedade e a cultura da paz são condições indispensáveis para execução das medidas socioeducativas, e no caso dos jogos, especificamente, esses valores são diretamente desenvolvidos. “Para mim, na verdade, se eu fosse dizer o que eu estou sentindo de fato, eu diria que gratidão é o meu sentimento, afinal ver toda a equipe, juntamente com os socioeducandos, interagindo e efetivamente colocando em prática  nossa essência como agentes de segurança socioeducativo, isso é indescritível”, completou a diretora.

O I Ji-Case é uma conquista para toda a equipe, especialmente a pedagógica, oportunizar aos socioeducandos sentimentos de acolhimento, respeito e, sobretudo, reconhecimento enquanto seres humanos, é exercitar a socioeducação. “É uma oportunidade de realizar atividades integrativas, com momentos recreativos, saindo da rotina dos alojamentos, sala de aula e atendimentos multidisciplinares”, disse a equipe pedagógica.

Para os socioeducandos é uma oportunidade de demonstrar os seus talentos e habilidades e até o momento os resultados têm superado as expectativas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aparecida Sousa
Fotos: Arquivo Fease
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo