Governo de Rondônia
28/03/2024

Projeto Construindo o Futuro

Governo do Estado de Rondônia

Projeto “CONSTRUINDO O FUTURO”

O projeto Construindo o Futuro está integrado ao Programa Estadual de Capacitação de Adolescentes em Conflito com a Lei. Tem por objetivo ofertar e executar momentos de ensino e aprendizagem através de Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC para socioeducandos.  Visa qualificar profissionais com competência e habilidades para atuarem com responsabilidade no mercado de trabalho.

A meta é ofertar 160 vagas aos socioeducandos do estado de Rondônia em cursos de formação inicial e continuada/FIC. A carga horária, pré-requisitos e o perfil profissional dos cursos ofertados, serão pautados de acordo com o Guia PRONATEC de Cursos FIC do Ministério da Educação em vigência no momento do início do curso.

Perfil dos Cursos

ITEM CURSO DESCRIÇÃO DO CURSO  

CARGA HORÁRIA

 

01 Cabeleireiro Realiza procedimentos de embelezamento. Realiza higienização, hidratação, escovação, cortes em linhas e ângulos, coloração, descoloração e desondulação dos cabelos. Utiliza produtos e equipamentos adequados às técnicas de embelezamento. Considera as tendências da moda.

 

400h
 02 Maquiagem Utiliza cosméticos e tonalidades. Realiza maquiagens adequadas ao tipo e cor da pele. Identifica as preferências e características físicas. Adequa a maquiagem ao cliente e ao tipo de evento. Ensina técnicas de automaquiagem e de cuidado diário com a pele.

 

160h
 03 Operador de Computador Utilizar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais

 

160h
 04 Mecânica básica de veículos leves Executa diagnóstico e manutenção de motor, suspensão, direção e freios em automóveis leves (ciclo Otto). Executa planos de manutenção.

 

360h
 05 Mecânica de motocicleta Executa diagnóstico e manutenção de motor, suspensão, direção e freios em motocicletas. Substitui peças, repara e testa desempenho de componentes.

 

280h

 


Compartilhe


Pular para o conteúdo