Governo de Rondônia
11/01/2025

SETEMBRO AMARELO

Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré realiza atividades de prevenção ao suicídio em Porto Velho

16 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Canto Chão realizado no CAPS Madeira Mamoré

 

O projeto Canto Chão, realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré (CAPS-Estadual), é uma oficina terapêutica de expressão artística onde pacientes e familiares participam uma vez por semana de atividades com o objetivo de compartilhar experiências que visam melhorar a  capacidade para lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, ou na confiança e alívio emocional.

“Os transtornos mentais estão entre as principais causas que levam uma pessoa a cometer um suicídio. Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens, ficando atrás de acidentes de trânsito”, explica Daniel Amaral, diretor do CAPS.

Por causa da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, a atividade ocorreu com foco em orientações sobre os transtornos e como buscar ajuda.

A Secretaria de Saúde oferece apoio, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses e neuroses graves.

ENDEREÇOS

– CAPS Três Marias – Rua Equador n° 2103, Nova Porto Velho. Tel. 3901-2815

– CAPS AD – Av. Guaporé n° 3929, Flodoaldo Pontes Pinto. Tel. 3901-2877

– CAPS Infanto juvenil – Rua Matrinchã n° 665, Lagoa. Telefone -3901 2927

– CAPS MADEIRA-MAMORÉ – R. Elias Gorayeb, 2576 – Liberdade, Porto Velho – RO, 76804-010

Telefone: (69) 3216-7333

Leia mais:

 Profissionais ensinam como identificar e acolher às vítimas do mal século: a depressão; em Porto Velho uma pessoa por semana comete suicídio


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo