Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Cardápio da merenda escolar da rede estadual oferece alimentação saudável e balanceada  

05 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O cardápio deve estar fixado em mural para conhecimento de pais e alunos, assinado pela nutricionista responsável

 

O ano letivo da rede pública estadual começa nesta quinta-feira (6) e o planejamento do cardápio da merenda escolar já está concluído para oferecer aos alunos de todo o estado de Rondônia, uma alimentação saudável e balanceada, de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária.

O cardápio deve atender às necessidades biológicas de cada aluno no período em que ele encontra-se em sala de aula

Segundo a nutricionista da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Regina Rodrigues, que também é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o cardápio é diferente e dividido em cinco modalidades. “Temos apenas uma escola que atende a alunos do pré-escolar – que fica dentro do Tiradentes I. Aí vem o ensino fundamental, o ensino médio, a educação de jovens e adultos, educação indígena, e o ensino integral. Cada uma dessas modalidades tem um cardápio específico”, explica.

Regina diz que o cardápio é baseado na Resolução do Pnae e deve atender às necessidades biológicas de cada aluno no período em que ele encontra-se em sala de aula, atentando-se aos macro nutrientes e micro nutrientes, ou seja, o balanceamento da quantidade total de calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, fibras vitaminas C e A, ferro, zinco e o cálcio.

A nutricionista acrescenta que prato preferido dos alunos é o vatapá e o cachorro quente, além do açaí, com alta aceitação, e do peixe, que é adquirido pelo Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peale), nas espécies pirarucu e o tambaqui, em forma de filé ou polpa.

 

“Dentro das diretrizes do Pnae tem a orientação para o teste de aceitabilidade da merenda para as preparações servidas com maior frequência ou inovações no cardápio. Para ser inserida a preparação alimentar precisa ter ao menos 85% de aprovação dos alunos”, Regina Rodrigues, nutricionista.

 

O planejamento do cardápio leva em conta a cultura da região, a sazonalidade do produto e a disponibilidade por área. “Em Porto Velho, por exemplo, nós fazemos um mapeamento em conjunto com a Seagri para identificar a produção agrícola, porque o também tem que contemplar alimentos da agricultura familiar”, diz a nutricionista.

O cardápio deve estar fixado em mural para conhecimento de pais e alunos, assinado pela nutricionista responsável, e além da pauta de compras ser feita com base no cardápio, a gerência confere se a lista dos produtos inserida no processo, e o Conselho Escolar de Rondônia (Caero) também faz a fiscalização com visitas surpresas nas escolas.

O planejamento do cardápio leva em conta a cultura da região

RECURSOS

A gerente de Programas da Seduc, Jaqueline da Silva Almeida, explica que, para o primeiro mês de aula, foi feita uma reprogramação com o saldo da 10ª parcela do exercício anterior. As escolas já estão com essa parcela em conta para a aquisição dos produtos. A tramitação para os processos de 2020 está só aguardando a disponibilização dos dados oficiais do censo, que são utilizados para a base de cálculos da per capta por modalidade.

“Até o momento só temos os preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a expectativa é que até o final desta semana eles repassem para o setor de estatísticas da Seduc. Tendo acesso a esses dados vamos fazer uma força tarefa neste mês de fevereiro para que até o início de março todas as escolas recebam os recursos da merenda e também do Proaf”, completa Jaqueline.

A gerente revela que este ano haverá novidade para aquisição dos gêneros alimentícios pelo PNAE para preparo da merenda escolar. “O recurso financeiro não será mais repassado em contas correntes dos conselhos escolares. Agora os conselhos escolares contam com um cartão corporativo que fica sob a responsabilidade de cada presidente do conselho escolar (diretor) e no momento que o fornecedor for realizar a entrega dos gêneros alimentícios na escola, basta levar a máquina de cartão juntamente com a nota fiscal para que o pagamento seja efetivado”, detalha.

Jaqueline explica que nas escolas sob a jurisdição de Porto Velho, a aquisição será realizada por meio de ordem de fornecimento das de Ata de Registro de Preços Nº 162/2019 e Nº 227/2019, autorizada pela Supel, e no ato da entrega o pagamento será creditado no cartão PNAE a partir da 1a Parcela do repasse financeiro – 2020. E as demais regionais continuarão realizando o processo licitatório na modalidade Carta Convite, até que seja finalizado os procedimentos licitatórios de registro de preços, dos gêneros alimentícios para preparo da merenda escolar, que atenderam as unidades executoras.

 

Leia Mais:

 Investimentos na Educação foram essenciais para destacar Rondônia em níveis adequado e avançado de classificação

 Cacoal recebe maquinários, mudas de café e incentivo à educação de qualidade

 Conselho Estadual de Educação de Rondônia elege novo Presidente para o triênio 2020/2022

 Secretaria de Educação divulga calendário 2020 dos Jogos Escolares e Festival de Artes

 Projetos de Leis do Executivo aprovados em sessão extraordinária garantem benefício para educação e segurança pública

 Ações pedagógicas contribuem para o avanço da educação em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo