Governo de Rondônia
22/07/2024

JUNHO LARANJA

Campanha Junho Laranja reforça prevenção e informação sobre doenças do sangue

19 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Campanha Junho Laranja, tem como objetivo a prevenção e informação sobre doenças do sangue

No mês de conscientização sobre doenças do sangue como a anemia, Junho Laranja, campanha que tem como objetivo a prevenção e informação quanto à saúde sanguínea, o governo de Rondônia alerta à população da importância do autocuidado, consultas de rotina com profissionais de saúde, como identificar os sintomas e onde buscar atendimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a anemia é definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a busca pelo atendimento médico é fundamental para prevenção da anemia. “O estado tem investido em iniciativas que visam proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida para população, e disponibiliza ainda, profissionais capacitados para atender e realizar o diagnóstico necessário”, salientou. 

SINTOMAS

A hematologista da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Daniele Fortes, enfatizou sobre o que a anemia representa. “A investigação da anemia é importante pelo fato de não ser uma doença em si, mas sim um sintoma, e que pode possuir inúmeras causas, algumas hereditárias e outras adquiridas, mas todas associadas à produção ou perda dos glóbulos vermelhos.”

Segundo a hematologista, a pessoa com anemia pode apresentar palidez, cansaço generalizado, falta de apetite, sonolência, tontura, falta de ar, taquicardia ou palpitações.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da conscientização. “É essencial a população saber como identificar os sintomas e quando procurar o profissional da saúde. As ações desenvolvidas no estado, como a adesão ao  mês alusivo impulsionam o acesso à informação e ao atendimento.” 

ATENDIMENTO 

Hemocentros estão localizados em 7 municípios do estado

O usuário do SUS que deseja atendimento com o profissional hematologista, precisa ir em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua região e realizar uma avaliação, caso haja necessidade para encaminhamento com o especialista, o paciente será direcionado para Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, com hemocentros localizados em sete municípios do estado. 

UNIDADES DE HEMOCENTROS 

  • Fhemeron de Porto Velho
    Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, bairro Industrial
    Contato: (69) 3216-2234
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes
    Rua Cassiterita, nº 3.613, bairro Centro
    Contato: (69) 3535-2659
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal
    Avenida Malaquita, s/nº, bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional
    Contato: (69) 3441-0823
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim
    Avenida XV de novembro, nº 1.299, bairro Centro
    Contato: (69) 3541-6073
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná
    Rua Vilagran Cabrita, nº 1.440, bairro Centro
    Contato: (69) 3421-1615
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura
    Avenida Cuiabá, nº 5424, bairro Planalto, ao lado do Hospital Municipal
    Contato: (69) 3442-1328
  • Hemocentro Regional de Vilhena
    Avenida Jô Sato, nº 405, bairro Nova Vilhena
    Contato: (69) 3322-2400

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Nery e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ariquemes, Cacoal, Educação, Governo, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Vilhena, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo