Governo de Rondônia
27/04/2024

POC FLUVIAL

Barco Hospital atende comunidades ribeirinhas e povos indígenas na região Madeira-Mamoré

23 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Nos primeiros dias, Sesau realizou 324 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicos; exames e medicamentos

Nos primeiros quatro dias de atendimento na região ribeirinha de Guajará-Mirim, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, realizou 324 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicos; exames e medicamentos. Segundo a coordenadora da Policlínica Oswaldo Cruz – POC Fluvial, Liriane Souza Cézar, os serviços do Barco Hospital Walter Bártolo serão levados para toda a comunidade da região, até o próximo dia 30 de junho.

Na quarta-feira, a POC Fluvial esteve ancorada no rio Negro Sotério para atendimento a cinco aldeias indígenas. A maior delas é a Sotério. Graças à presença do barco hospital do Governo do Estado, uma idosa de 74 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral isquêmico – AVC, foi socorrida pela equipe da Sesau e estabilizada, sendo transferida de lancha para Guajará-Mirim.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância dos serviços do Barco Hospital Walter Bártolo. “O Governo tem investido em ações voltadas às comunidades ribeirinhas e indígenas, no tocante à área da saúde. É uma forma de podermos assistir às chamadas mais urgentes e garantir um atendimento preciso”, salientou.

Segundo a enfermeira Liriane, que fez o primeiro atendimento, ainda na casa da idosa, os procedimentos de primeiros socorros foram essenciais para salvar a vida da indígena e evitar sequelas graves em decorrência do AVC. Para melhor atendimento e maior acesso aos recursos para sua pronta recuperação, foi encaminhada à cidade, consciente, mas com movimentos limitados, conforme informou o médico Bruno Costa e Silva. A idosa já foi transferida para Porto Velho.

Desde a saída do barco do porto de Guajará-Mirim, no sábado (17), a equipe da POC Fluvial atendeu, também, as comunidades indígenas de Deolinda e Barranquilha, às margens do rio Mamoré. Após os dois dias em Sotério (20) e (21), o barco volta ao rio Mamoré e deve passar pelo rio Guaporé, para atender às localidades de Sagarana, Baía das Onças, Ricardo Franco e Surpresa. Além do atendimento da saúde, a ação em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, a Operação Justiça Rápida Itinerante, também atuam na embarcação, com audiências de conciliação e a realização de casamentos, registros e correções em Certidões de Nascimento, dentre outros serviços. Ministério Público e Defensoria Pública do Estado também participam da ação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adriel Diniz
Fotos: Adriel Diniz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo