Governo de Rondônia
21/12/2024

TRANSPARÊNCIA E INOVAÇÃO

Avanços na gestão do SUS em Rondônia são apresentados na 1ª Mostra de Painéis Workflow

14 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Mostra destacou avanços na saúde pública e compromisso com gestão eficiente, em Rondônia

Com o intuito de destacar o empenho da gestão estadual com a transparência e inovação na saúde pública, o governo de Rondônia promoveu a 1ª Mostra de Painéis Workflow da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), que reuniu 34 painéis que destacaram os avanços da Administração Pública na saúde, com foco em soluções e processos voltados à melhoria do atendimento à população. Entre as iniciativas apresentadas, estão investimentos em infraestrutura, parcerias para capacitação profissional e aprimoramento das unidades de saúde. O evento aconteceu na quarta-feira (13), no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Porto Velho.

De inciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o evento ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo para promover gestão eficiente e acessível, com investimentos no servidor público, apresentando a dedicação coletiva de profissionais em modernizar o sistema e atender melhor a população.

Amanda Diniz, diretora executiva da Sesau, destacou a relevância da mostra para dar visibilidade aos servidores e seus projetos, que muitas vezes ficam nos bastidores. “Cada painel é o resultado da dedicação e inovação dos servidores da saúde, que objetiva otimizar o atendimento e a gestão, sempre priorizando a qualidade de vida da população.”

PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE 

Painel sobre processamento de dados de saúde reforça a transparência e melhora a eficiência do SUS em Rondônia

O responsável pelo Núcleo de Controle do Sistema de Informação da Sesau, Albino José, apresentou um painel sobre o processamento de informações de saúde, destacando a ocupação na garantia precisa dos dados. Para o servidor, a apresentação do WorkFlow fortalece a transparência e efetividade do serviço de saúde de Rondônia.

“A função possui impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS, contribuindo para tomada de decisões mais assertivas e melhoria do sistema de saúde. O trabalho do núcleo fez com que a taxa de Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) rejeitadas, diminuísse consideravelmente, tornando o processo mais eficaz e eficiente, e reduzindo o ônus ao estado, proporcionando melhor gestão dos recursos e otimização dos processos”, explicou Albino José.

A secretária executiva da Sesau, Michele Dahiane Dutra, salientou que, os avanços no sistema de saúde de Rondônia têm sido referência para o Brasil, a exemplo do manejo de óbitos indígenas. “Estamos sempre procurando inovação e melhores práticas para que o estado seja um modelo de eficiência em saúde pública. O WorkFlow é a concretização do empenho e talento dos servidores.”

ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO E CUIDADO

Considerado um modelo nacional de referência e único no Brasil, o manejo de óbitos indígenas, adotado pelo Hospital Regional de Cacoal (HRC) destaca-se pelo respeito às tradições culturais e aos direitos humanos. O painel foi apresentado no 1º Workflow da Gestão Estadual, pelo chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC, Ângelo Ricardo Ferreira dos Santos.

Manejo de óbitos indígenas do HRC é referência nacional, valorizando a cultura e direitos humanos

O chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC, e o diretor adjunto do HRC, Jonathan Josia Cosmo de Souza,  desenvolveram um protocolo específico para garantir que os ritos de benefício eventual e enterro dos pacientes indígenas sejam realizados de acordo com suas crenças e costumes tradicionais.

Nos casos de falecimento, as famílias indígenas têm o direito de velar os entes queridos em suas aldeias, respeitando, tanto a legalidade quanto à integridade cultural dos povos originários. A iniciativa contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).

A experiência acumulada ao longo do processo serviu como base para uma mentoria interinstitucional, permitindo que outras unidades de saúde em todo o Brasil adotem práticas semelhantes. Em colaboração com instituições como o Hospital da Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Pequeno Príncipe, a unidade hospitalar compartilha o modelo de manejo de óbito e respeito às diversidades culturais, contribuindo ao desenvolvimento de uma rede de saúde mais inclusiva em diversas regiões do país. “O protocolo não apenas promove o respeito aos direitos culturais, mas também coloca o estado, através do Hospital Regional de Cacoal como um exemplo de boas práticas na saúde pública, sendo reconhecido nacionalmente”, ressaltou o chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC.

RELEVÂNCIA E TRANSPARÊNCIA

O secretário-adjunto da Sesau, Élcio Barony, enfatizou a relevância dos servidores públicos nas ações de saúde do estado e a importância de eventos como a 1ª Mostra de Painéis Workflow da Gestão Estadual do SUS para aproximar a sociedade das iniciativas realizadas pela secretaria. “Os profissionais são o coração do sistema, e a transparência no trabalho é fundamental para que a população compreenda a complexidade e o valor das ações diárias em prol da saúde pública.”

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes das áreas da saúde e gestão pública, entre o secretário-adjunto de saúde, Élcio Barony; a secretária executiva da Sesau, Michele Dihane Dutra; a diretora executiva da Sesau, Amanda Diniz; o representante do superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, Bruno Vieira de Souza; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marli Mendonça; a secretária municipal de saúde de Porto Velho, Eliana Pasini;  o defensor público do Núcleo de Atenção à Saúde da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Sérgio Muniz; o representante do promotor, Leandro da Costa Gandolfo, titular da Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Paulo Aguiar; os representantes do deputado Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO),  Jaqueline Susana e Felipe Wesley; e o responsável pela Relações Institucionais do Complexo da EFMM, Normando Lira.

Além de gestores e autoridades, o evento também contou com a participação de servidores da Sesau e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), que compartilharam temas como controle de estoques de medicamentos, atendimento em saúde mental e estratégias de comunicação, entre outros, evidenciando o trabalho para modernizar a gestão e garantir um sistema de saúde eficaz para todos os cidadãos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Márcia Fialho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cacoal, Capacitação, Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo