29/03/2024

EDUCAÇÃO

Atleta paralímpico de escola estadual da Capital vai para Colômbia participar de campeonato panamericano de judô

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Danilo embarcou para São Paulo e de lá segue para Bogotá na Colômbia, onde vai participar de um campeonato panamericano

O estudante da rede pública de ensino, Danilo Silva tem só 16 anos de idade e já tem no curriculum importantes conquistas no esporte. Ele é tricampeão nacional de Judô Paralímpico e conquistou o título de campeão mundial, vencendo lutas no Gymnasiade 2022; a maior competição escolar, que ocorreu na região da Normandia, na França, em meados do ano passado.

Para os que o conhecem, a deficiência visual nunca foi impeditivo para fazer o que ama, e com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Educação – Seduc, tem pela frente mais uma importante competição. O atleta embarcou para São Paulo e de lá segue para Bogotá na Colômbia, e junto com a seleção brasileira vai participar do campeonato panamericano.

A cerimônia de abertura, bem como as primeiras disputas, acontecerão no próximo sábado, 3 de junho. No domingo (4), começarão as disputas. O evento será finalizado no dia 12, quando se dará a cerimônia de encerramento. Danilo conta que está confiante frente a mais esse desafio: “É um prazer representar meu país e falo com orgulho que sou rondoniense. Estou confiante de que tenho chances de trazer mais um título e  vou levar ao tatame tudo que treinei. Foi muito importante o incentivo do Governo do Estado, aqui na minha escola. A prática de qualquer modalidade esportiva ajuda a desenvolver não só o físico, mas a mente principalmente. Para quem deseja ser atleta, meu conselho é: confie no seu potencial”, afirmou.

PROJETO JUDÔ ESCOLAR – FUTURO VENCEDOR

O treinador de Danilo, o sensei José Oliveira treina o estudante desde os oito anos de idade

O atleta é aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jesus Burlamaqui Hosannah, localizado no Bairro Areal da Floresta, na zona Sul da Capital, onde cursa o segundo ano do ensino médio. O judoca faz parte do Projeto judô escolar – futuro vencedor, que oferece a modalidade para estudantes da unidade de ensino, tendo como treinador, o sensei José Oliveira.

Segundo o treinador, o projeto é uma iniciativa da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar – Gefacee da Seduc. “Esse projeto existe há mais de oito anos, e assim como o Danilo, muitos outros talentos foram revelados no projeto. Ele treina desde os oitos anos de idade, e com o passar do tempo, com disciplina, foco e determinação, que ele tem de sobra, foi se destacando e se desenhando como um grande campeão. É uma promessa do judô rondoniense, um diamante que está sendo lapidado com foco nos jogos olímpicos”, informou.

A mãe, Cleuzeni Gerônimo conta que o estudante já teve passagem no atletismo e natação

A mãe do atleta, Cleuzeni Gerônimo contou que, o estudante sempre foi atraído por esportes, já teve passagem no atletismo e natação; gosta e pratica por diversão o ciclismo, e ainda arrisca no skate.

“Na família não temos histórico de atletas, ele é o primeiro e fico muito feliz com a sua evolução. Começou no judô aos oitos anos, por incentivo da professora quando estudava na Escola Nossa Senhora das Graças e nunca mais parou. Eu o incentivo  no esporte, mas principalmente no estudo”, pontuou.

JUDÔ NA ESCOLA

A vice-diretora da escola, Mariana Chaves explicou que, na escola estão matriculados 1.180 estudantes entre manhã, tarde e noite, e o projeto Projeto judô escolar – futuro vencedor, surgiu no ano de 2012. Somente em 2020, com a atual gestão da Seduc, houve o fortalecimento das ações e avançamos significativamente: “Temos muito orgulho desse projeto que vem revelando muitos talentos. Inicialmente começamos com estudantes da unidade e depois estendemos para crianças e adolescentes da comunidade e também a alunos de outras escolas da rede pública. Cerca de 80 estudantes participam no projeto. Danilo é um orgulho e uma referência para todos nós”, esclareceu.

INCENTIVO GOVERNAMENTAL

O governo de Rondônia incentiva a prática de esportes, dando todo o suporte necessário como hospedagem, alimentação, transporte, translado intermunicipal e aéreo, entre outros. Além disso, oferece também subsídios para que as escolas trabalhem e alcancem resultados, por meio dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, que são o ponto de partida para a trajetória desses atletas, bem como, em especial, dos atletas paralímpicos. “O Danilo é uma joia do esporte rondoniense e ver um estudante competir em nível mundial, é motivo de orgulho e motivação para toda a classe estudantil”, disse o governador Marcos Rocha.

Ana Lúcia Pacini, secretária de Estado da Educação, acrescenta que Governo de Rondônia segue fazendo o dever de casa: “Os investimentos na educação proporcionam que outros estudantes, assim como Danilo, continuem se destacando e elevando o nome do Estado, não somente a nível nacional, mas mundial”, declarou.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Cristian Alves/Elena Lopes

Cidadania, Educação, Esporte, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade