Governo de Rondônia
22/07/2024

SERVIÇO

Atendimento para Tratamento Fora de Domicílio é realizado na Secretaria Estadual de Saúde

14 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O serviço de Tratamento Fora de Domicílio abrange somente pacientes eletivos

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessita de acompanhamento médico especializado para outros estados pode acessar o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com o objetivo de orientar à população sobre o acesso ao atendimento de transporte de pacientes eletivos, disponibilizado pelo governo de Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre o funcionamento do fluxo e onde buscar atendimento do serviço que, quando não é oferecido pelas unidades particulares ou públicas do estado de origem, desloca os pacientes para o estado que possui vagas hospitalares disponíveis, para atender à demanda médica. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, de 2023 até maio de 2024 foram investidos R$ 25.146.720,01 (vinte e cinco milhões, cento e quarenta e seis mil, setecentos e vinte reais e um centavo) em passagens áreas para transporte de pacientes.

ATENDIMENTO 

De acordo com o titular da Sesau, Jefferson Rocha, para utilizar o serviço, o paciente que necessite do atendimento e/ou procedimento em uma especialidade, que não é disponibilizada no estado, pode acessar o TFD. Para tanto, é necessário que esteja com laudos, encaminhamentos e declarações em mãos na hora da solicitação. Os documentos e informações sobre o funcionamento estão disponibilizados no Manual estadual de normas e rotinas do tratamento fora de domicílio (TFD)

Segundo a coordenadora do TFD, Sandra Cardoso, o serviço funciona de forma eletiva. “Enviamos para fora do estado pacientes que necessitam de atendimento, mas que não estão hospitalizados, ou seja, pacientes que estão aguardando em casa. Após a avaliação da documentação é iniciada a busca por vagas através de TFDs de outros estados, o que pode levar em média 30 dias”, explicou. 

PONTOS DE ACESSO 

Pacientes que moram na Capital e necessitam do serviço do TFD podem se direcionar ao Palácio Rio Madeira (PRM), no 1º andar do Edifício Rio Machado, localizado na Rua Pio XII, S/N, no Bairro Pedrinhas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Dúvidas ou mais informações podem ser direcionadas ao e-mail:  ctfd@sesau.ro.gov.br

Já os moradores dos demais municípios de Rondônia, que necessitem do serviço do TFD, podem se dirigir às Gerências Regionais, que abrange cada município:

I GRS – JI-PARANÁ 

  • Endereço: Rua Júlio Guerra, nº 388, Bairro Centro
  • Contatos: (69) 3416-4853 e 3416-4854

Municípios de abrangência: Ji- Paraná; Jaru; Ouro Preto d’Oeste; Presidente Médici; Theobroma; Vale do Anari; Governador Jorge Teixeira; Vale do Paraíso; Teixeirópolis; Urupá; Mirante da Serra; Nova União; Alvorada do Oeste; São Francisco do Guaporé; Costa Marques; Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

II GRS – CACOAL

  • Endereço: Avenida Guaporé, nº 2.849, Bairro Centro
  • Contatos: (69) 3441-1997 e 3443-1947

Municípios de abrangência: Cacoal; Ministro Andreazza; Pimenta Bueno; Primavera de Rondônia; São Felipe d’ Oeste e Espigão d’Oeste.

III GRS – VILHENA

  • Endereço: Rua Antônio Extekoetter, nº 600, Bairro Alto Alegre
  • Contatos: (69) 3322-6876 e 3322-5569 

Municípios de abrangência: Vilhena; Chupinguaia; Colorado do Oeste; Cabixi; Cerejeiras; Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

IV GRS – ARIQUEMES

  • Endereço: Avenida Tancredo Neves, nº 2.606, Setor Institucional
  • Contatos: (69) 3535-3603 – 3536-6078 e 3536-5080

Municípios de abrangência: Ariquemes; Cujubim; Rio Crespo; Alto Paraíso; Cacaulândia; Machadinho d’Oeste; Monte Negro; Campo Novo de Rondônia e Buritis.

V GRS – ROLIM DE MOURA

  • Endereço: Avenida Fortaleza, nº 5.320, Bairro Centro 
  • Contatos: (69) 3442-8245, 3442-8246 e 3442-7084

Municípios de abrangência: Rolim de Moura; Alta Floresta d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Novo Horizonte do Oeste; Nova Brasilândia d’Oeste; Santa Luzia d’Oeste e Parecis.

VI GRS – PORTO VELHO

  • Endereço: Rua Pio XII, S/Nº, Edifício Rio Machado, 1º andar, Bairro Pedrinhas
  • Contatos: (69) 3216-7395

Municípios de abrangência: Porto Velho; Candeias do Jamari; Itapuã do Oeste; Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Cidadania, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Distritos, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Saúde, Seringueiras, Serviço, Servidores, Sociedade, Teixeirópolis, Theobroma, Transporte, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo