QUALIDADE DE VIDA

Aplicação de vacinas encerra programação da Semana da Saúde no Palácio Rio Madeira

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Evento serviu também para incentivar a doação de sangue e médula óssea

Servidores do Palácio Rio Madeira fizeram uma pausa em suas atividades de trabalho, na última sexta-feira (8), para dedicarem um tempinho à saúde e se preveniram contra a gripe H1N1, hepatite B, tétano e febre amarela. A aplicação de vacinas encerrou a programação da Semana da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho disponibilizou uma média de 600 doses. Só contra a gripe, 200 servidores foram imunizados.

Durante a semana, uma média de 400 servidores participaram das atividades oferecidas, entre elas  o serviço de orientação nutricional, onde a professora do curso de nutrição da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Mariana Siqueira, explicou técnicas de reeducação e equilíbrio alimentar. Na oportunidade, os participantes também tiveram o Índice de Massa Corpórea (IMC) calculado pela equipe da instituição.

No penúltimo dia do evento, o Espaço Gourmet do Palácio se transformou em um ambiente solidário. A parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) e o Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) registrou 50 intenções de doações de sangue, resultando em 29 bolsas. Já para doação de medula óssea foram cadastradas 54 pessoas.

A servidora da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Amanda Feitosa doou sangue pela segunda vez e aprovou a iniciativa do estado de ter levado a estrutura da Fhemeron até o local de trabalho da maioria dos servidores. “A correria do dia a dia nos faz adiar a doação. Por mais que tenhamos a intenção, os dias vão passando e acabamos não fazendo. E esta iniciativa facilitou muito para incentivar doadores”, disse.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

Cultura, Cursos, Educação, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade