Governo de Rondônia
Monday, 27 de September de 2021

COMPLEMENTAÇÃO

Alunos de escolas estaduais de Porto Velho são beneficiados com kits alimentação

30 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

 

Entrega do kits ajuda a complementar a alimentação dos alunos em casa

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), continua trabalhando para garantir a qualidade da Educação. As entregas dos kits alimentação seguem simultaneamente nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de cada município. As unidades de ensino vinculadas à CRE de Porto Velho iniciaram as entregas no final do mês de maio.

Os kits são compostos por produtos provenientes da Agricultura Familiar, o que proporciona uma alimentação saudável e balanceada. A aquisição destes alimentos é de crucial importância, pois estimula a compra local e diminui os riscos de vulnerabilidade econômica e social dos agricultores deste segmento. Também foram entregues peixes (processado na forma de filé), por meio do Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peale). Cada escola possui cardápios específicos e dessa forma os gêneros alimentícios foram adquiridos conforme orientação da Subgerência de Alimentação Escolar.

A direção das escolas Flora Calheiros, Jorge Teixeira, Risoleta Neves, localizadas na zona Leste da Capital já efetuou a entrega dos alimentos aos pais e responsáveis pelos alunos. A diretora da Escola Jorge Teixeira, Cíntia Macedo, acentuou a importância dos alimentos serem de Agricultura Familiar, ajudando as famílias com os kits, buscado fomentar a economia local por meio da agricultura. “Ao realizar a entrega, seguimos todos os protocolos de segurança e também de conservação dos alimentos, o kit já vinha montado do produtor, e assim mantemos em local refrigerado e arejado para não haver o perecimento do produto”, disse.

A Escola Jorge Teixeira atendeu 607 alunos com o kit alimentação. As mães Rita de Cássia e Edinalva dos Santos que possuem filhos matriculados no estabelecimento de ensino, elogiaram o comprometimento com a educação dos filhos. “Nesse período de pandemia em que as aulas estão sendo de forma remota, nós recebemos todo o apoio da gestão escolar, essa comunicação e acolhimento é o que faz, nós pais nos sentirmos seguros”, disse Edinalva

“O kit alimentação que recebemos é muito importante, por serem compostos de alimentos saudáveis e nutritivos, com eles fazemos várias receitas, como: guizadinho, banana com carne cozida e foi muito bem aproveitado, além de estarmos ajudando os produtores rurais que em tempos tão difíceis merecem esse apoio”. disse Rita de Cássia.

O diretor da Escola Flora Calheiros, Francisco Léo, relatou que a aceitação da comunidade foi muito boa, havendo muitos relatos da importância da complementação alimentar dos filhos. “Nós entregamos 3.729 kits compostos por frutas, legumes e o peixe”, enfatiza.

A diretora da Escola Estadual Risoleta Neves, Gláucia Proença, destacou que durante as entregas os pais foram recepcionados com todas as medidas de segurança. “A entrega foi realizada no dia 10 de maio e seguiu até dia 8 de junho e entregamos 1.924 kits, compostos por produtos da Agricultura Familiar, como: abóbora, banana prata, laranja pera, limão e tomate e tinha o custo de R$ 23,77 (Vinte e três reais e setenta e sente centavos), mais o peixe que faz parte do Programa Estadual de Alimentação Escolar ( Peale)”, relata.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A ação aconteceu, por intermédio dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que preconizou a distribuição de kits de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa aos estudantes da Rede Pública de Ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas de educação básica, em razão de situação de emergência ou calamidade pública, ocasionada pela pandemia do coronavírus e fiscalizados pelos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público (MP).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Gedi da Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe