Governo de Rondônia
30/04/2024

DESPORTO ESCOLAR

Aluno de escola estadual de Ariquemes conquista segunda medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude em SC

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Orlando Neto conquistou a segunda medalha de ouro no Brasileiro escolar em Blumenau

 

O bicampeão brasileiro escolar Orlando Neto, da Escola Estadual Ricardo Cantanhede, de Ariquemes, conquistou outra medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC), na quinta-feira (28). Ele liderou toda a “prova por pontos” e ficou quatro pontos à frente do segundo colocado, do Ceará, e 18 pontos do terceiro colocado, o representante de São Paulo.

Meninas do vôlei de praia de Espigão do Oeste disputam medalha de bronze contra dupla do Espírito Santo

“A prova por pontos é a mais difícil das três deste brasileiro. Suei bastante, mas garanti o mais alto lugar no pódio!”, comemorou o estudante, que encerra as atividades esportivas nos Jogos Escolares este ano e pretende ser o primeiro atleta de Rondônia a voltar para casa com três medalhas de ouro pelo ciclismo. Duas delas já estão garantidas.

Nos Jogos Escolares deste ano, o atleta conquistou a primeira medalha de ouro na quarta-feira (27) na “prova de velocidade”, a mesma em que foi campeão no ano passado em Natal (RN). Ainda em 2018, na capital potiguar, Orlando Neto conquistou medalha de bronze na “prova estrada”. Na despedida dos JEJ, o atleta realiza a última participação na mesma prova.

NAS FINAIS

A dupla Tais e Milena, do vôlei de praia juvenil da escola estadual 7 de Setembro em Espigão do Oeste, disputa medalha de bronze nesta sexta-feira (29) contra as representantes do Espírito Santo. “As meninas fizeram excelente campanha este ano com partidas bem equilibradas tecnicamente. O próximo compromisso é buscar a medalha de bronze”, disse o técnico Alberto Barbosa.

Enxadrista Sofia Montes enfrenta atleta anfitriã dos Jogos Escolares

No xadrez, Sofia Montes, aluna da escola estadual Josino Brito, de Cacoal, enfrenta a representante de Santa Catarina e depende do resultado de outra partida em que o Distrito Federal é favorito contra o Ceará.

“Até no cruzamento de chaves o xadrez põe o atleta a pensar”, brincou o técnico Rogério Kester, alertando para o funcionamento das regras para o enxadrista chegar à final.

Para Sofia Montes, “o segredo é concentrar e usar determinadas estratégias e vencer o jogo. Vou ter de contar com a sorte para disputar a medalha de ouro”, disse Montes, referindo à partida entre o DF e CE.

Na natação, os rondonienses disputam medalha em duas modalidades: revezamento 4×50 metros nado livre e 50 metros nado peito. “Estamos no páreo”, anima o técnico, professor Paulo Siqueira, da escola estadual João Bento, em Porto Velho. Ambas finais serão disputadas na categoria juvenil masculino.

A ginasta Maria Eduarda Tavares das Neves, aluna da escola estadual Major Guapindaia, de Porto Velho, disputa as finais em dois aparelhos da ginástica rítmica: maça e bola. Participando pela última vez dos Jogos Escolares, a ginasta está otimista. “Quero medalhar este ano, como fiz na edição dos jogos em Brasília (DF) em 2017”, disse a garota, que é o espelho para as ginastas principiantes.

O revezamento 4×50 e os 50 metros na natação estão nas finais nesta sexta-feira

A ginástica rítmica foi implantada em Rondônia em 2013. “Pela categoria infantil este ano tivemos nosso melhor resultado com o sétimo lugar por equipe. No juvenil ficamos no sexto lugar. A Duda sempre nos representa à altura”, disse a técnica Francimeire Lavareda, referindo à ginasta Maria Eduarda.

Os mesatenistas Raíssa Cruz, juvenil de Ouro Preto do Oeste, e Kaleb Amaral, infantil de Porto Velho, competem na fase semifinal da modalidade. A maior competição estudantil do Brasil para estudantes de 12 a 17 anos encerra na sexta-feira (29) com a participação de 4.998 atletas em 14 modalidades esportivas. Rondônia enviou 134 alunos-atletas em 11 modalidades coletivas e individuais.

Leia mais:

 Atleta do ciclismo é bicampeão na prova de velocidade dos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

 Rondônia estreia com vitórias no badminton e o atletismo passa para semifinais dos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

 Judoca de Colorado do Oeste conquista medalha de prata nos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

 Estudantes-atletas representarão Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC)

 Recorde no Tetratlo dos Jogos Escolares da Juventude, Rondônia conquistou medalha de ouro no atletismo, em Santa Catarina

 Atleta do tetratlo disputa uma das sete finais no último dia dos Jogos Escolares em Santa Catarina


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo