Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE DA MULHER

Alerta sobre importância da prevenção ao câncer do colo do útero reforça a Campanha “Março Lilás”

04 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A POC atende a população de todo o Estado, oferecendo serviços e exames na especialidade

O mês de março é marcado pelo alerta de prevenção e cuidados para a saúde da mulher e, nesse sentido, a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a atenção especial para a campanha “Março Lilás” que tem como objetivo, a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

A prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas da saúde pública reforçada pelo Governo de Rondônia. De acordo com o ginecologista da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Duran Neto, as principais medidas preventivas da doença a serem feitas são: “realizar, anualmente, o exame preventivo de Papanicolau, que possibilita a coleta de células do colo do útero, para identificar possíveis infecções ou variações nos tecidos, além da vacinação contra o vírus HPV e do uso de preservativos durante as relações sexuais”, enfatizou.

Em 2023, segundo dados da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), foram realizados mais de 70.710 exames de Papanicolau, realizados em Rondônia. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o mês de Campanha Março Lilás é apenas um alerta de precauções que as mulheres devem ter durante todo o ano. “A rotina de cuidados e contato com o médico, anualmente, fazem toda diferença na saúde feminina, e neste viés, estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade e com profissionais capacitados prontos para atenderem à população”, afirmou. 

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO? 

Para realizar o exame de Papanicolau, a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde também pode receber a imunização contra o vírus HPV, principal causador do câncer cervical, e encaminhamento através da regulação para consultas médicas na especialidade de ginecologia, na Policlínica Oswaldo Cruz. 

SERVIÇO

A POC abrange integralmente a rede pública estadual, oferecendo serviços que incluem consultas relacionadas ao climatério, investigação de alterações na patologia do colo uterino, coleta de amostras para biópsias e, quando necessário, a realização de cirurgias como Perineoplastia, Histerectomias, procedimentos vaginais, Ooforectomias, entre outros, que são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

A unidade fica localizada na Avenida  Governador Jorge Teixeira, n° 3862 – Bairro Industrial, com atendimento das 7h30 às 19h. 

QUAIS SINTOMAS?

  • Sangramento e secreção vaginal anormal;
  • Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais;
  • Sangramento menstrual mais prolongado;
  • Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Néry e Bruno Motoyama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo