Abertura dos Jogos Escolares acontece nesta quinta-feira, em Porto Velho

11 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fase metropolitano dos Jogos Escolares terá abertura às 19h, em Porto Velho

A abertura dos Jogos Escolares do Estado de Rondônia (Joer) será realizada nesta quinta-feira (11), às 19h, no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Marcelina (Irmãs Marcelinas), no bairro Pedacinho de Chão. O Joer é realizado pelo governo do estado.

Participarão da Fase Metropolitana, que acontece em Porto Velho, milhares de atletas de dezenas de escolas, municipais, particulares e as estaduais.

Fátima Gaviolli, secretária de Educação, lembra que os Jogos deixaram de ser realizados a partir de 2002 e que foram resgatados na atual administração e que contempla milhares de jovens e adolescentes em todo o Estado.

Os atletas competirão nas modalidades individuais de karatê, judô, taekwondô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação e ciclismo. Nas modalidades coletivas com voleibol de areia, voleibol de quadra, futebol de campo, handebol, basquetebol e futsal, totalizando 14 modalidades. Os melhores atletas e equipes colocadas nas provas individuais e coletivas estarão classificadas para as fases regionais  em diversos municípios.
A coordenadora Regional da Educação de Porto Velho, professora Irany Moraes, afirmou que na solenidade de abertura das regionais haverá shows musicais peculiares e apresentações de danças e grupos folclóricos, além de uma grandiosa estrutura de palco, iluminação, som e decoração.
Moraes afirmou que “o estudante vai estar participando de um grande evento desportivo, onde a tônica é o espírito olímpico e a disseminação dos valores de amizade, união e fraternidade, contemplando a cidadania”.
“Estamos iniciando os Jogos Escolares e esperamos que a competição tenha um bom nível técnico e que seja muita bem disputada, lembrando que os jogos escolares servem ainda para interagir a classe estudantil, professores, técnicos da educação e a comunidade em geral”, finaliza Moraes.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz