Governo de Rondônia
05/12/2025

SAÚDE MENTAL

Palestra ‘Conectar a vida além das telas’ reúne arte, música e promove conscientização sobre saúde mental

14 de outubro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Evento realizado no Espaço Saúde reuniu pacientes, estudantes, profissionais da saúde e o público em geral

Uma palestra em alusão ao Dia Internacional da Saúde Mental aconteceu no dia 10, com o tema “Conectar a vida além das telas”. O encontro  coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) convidou o público a refletir sobre a importância de equilibrar o uso da tecnologia, reconhecer sinais de sofrimento emocional e fortalecer os laços humanos, lembrando que pedir ajuda é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo.

O evento, realizado no Espaço Saúde reuniu pacientes, estudantes, profissionais da saúde e o público em geral em um momento de afeto, partilha e valorização da saúde mental. A programação contou com música ao vivo, exposição de telas produzidas por artistas do CAPS Madeira-Mamoré e a apresentação do grupo Canto CAMPS — Cura, Alegria, Motivação, Paz e Superação, formado por usuários da unidade de saúde mental.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou o compromisso do Estado em fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde mental. “Nosso governo tem trabalhado para ampliar e qualificar os serviços que acolhem e orientam quem precisa de ajuda. Momentos como este mostram que o cuidado com as pessoas vai além do tratamento médico, passa também pela arte, pelo diálogo e pela solidariedade”.

A diretora do CAPS Madeira-Mamoré, Janaina Quintanilha celebrou o protagonismo dos pacientes do serviço: “Ver nossos usuários expondo suas obras e compartilhando suas histórias é muito gratificante. A arte é uma ferramenta terapêutica poderosa, que ajuda no processo de expressão, autoconhecimento e superação. Esse evento é uma prova de que o tratamento pode ser leve, criativo e transformador”.

O artista Botôto Anima Terra fez uma performance artística.

O artista Botôto Anima Terra, paciente do CAPS e, que realizou uma performance artística durante o evento, compartilhou sua experiência e destacou o papel da arte como instrumento de cura e conexão: “Participar de momentos como esse é muito bom, porque todos nós precisamos de ajuda e, a arte cura.”

O evento também contou com a participação de estudantes de escolas públicas que interagiram com perguntas e reflexões sobre o tema, cobertura da imprensa local, depoimentos comoventes e lanche. Os palestrantes foram os psicólogos Daniel Amaral Lima e Patrícia Juliana dos Santos Nienow, da Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A ação foi um convite à empatia, à escuta e à valorização da vida, lembrando que cuidar da mente também é um ato de amor e cidadania.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou a importância do acolhimento. “A saúde mental precisa estar cada vez mais no centro das políticas públicas. É importante que a população saiba que não está sozinha, que existem profissionais preparados e espaços de acolhimento, como os CAPS, prontos para oferecer apoio. Cuidar da mente é cuidar da vida.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Comunicação, Fale bem de Rondônia, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, serviços, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe