27/09/2024

Seduc confirma participação na 2ª Ação Social Cinta Larga do MPF

17 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião - MPF.-Indios -17-9-Qt 013

O procurador Reginaldo Trindade tem dedicado grande parte de suas atividades em defesa dos interesses do povo Cinta Larga

O procurador da República, Reginaldo Pereira da Trindade, do ministério público federal (MPF), reuniu em sua instituição, diversas autoridades públicas com o intuito de definir as ações e responsabilidades de cada uma delas para a execução da 2ª Ação Social Cinta Larga, que será realizada em Espigão do Oeste, de 15 a 18 de outubro. O objetivo é levar assistência médica, jurídica, social, educacional e diversos outros serviços ao povo Cinta Larga. Instituições das esferas federal, estadual e municipal já se comprometeram em apoiar a iniciativa do MPF na luta pelos povos indígenas e, em especial nesse caso, dos Cintas Largas. Segundo o procurador Reginaldo Trindade, essa população indígena está passando por um período muito difícil. “A situação da etnia Cinta Larga é mais grave que em 2004 e o maior desafio do Estado é manter a esperança desse povo”, afirmou Trindade.

Antes da 2ª Ação Social Cinta Larga, o MPF vai realizar a Caravana da Esperança, no dia 2 de outubro. Essa ação tem o objetivo de sensibilizar autoridades e sociedade em geral da grave situação do povo Cinta Larga. Durante a reunião realizada nesta quinta-feira, 17, vários pontos foram discutidos, dentre elas que, embora toda ação tenha como propósito fundamental o atendimento ao povo Cinta Larga, a 2ª Ação Social se estenderá a outras etnias e a comunidade em geral. Também ficou definido na reunião que as ações sociais serão concentradas na coordenadoria regional de educação do estado e a escola estadual 7 de Setembro será o local onde o povo Cinta Larga vai passar os 3 dias do evento.
Para o secretário adjunto de estado da educação (Seduc), Márcio Félix, é muito importante ações dessa natureza para levar qualidade de vida ao povo indígena. “Colaborar com a 2ª Ação Social é extramente gratificante e teremos muitas novidades da educação para apresentar durante o evento”, ressaltou Félix ao falar da participação da secretaria.

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela