Governo de Rondônia
11/12/2024

RETROSPECTIVA 2024

Avanços em cirurgias, infraestrutura e iniciativas de saúde ganham destaque em Rondônia

09 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Ações foram realizadas com objetivo de impulsionar, ainda mais, a saúde pública no estado

Com destaque este ano, o governo de Rondônia investiu em obras nas unidades hospitalares, ações em saúde, entregas de equipamentos além de capacitações de profissionais, com objetivo de impulsionar, ainda mais, a saúde pública no estado. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações são resultado do trabalho dos profissionais de saúde e engajamento do governo para que cada família no estado tenha acesso a um atendimento digno e eficiente. 

OBRAS 

Foi inaugurado no mês de novembro, no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), a sala especializada em atendimentos  personalizados e humanizados para crianças em situação de vulnerabilidade, visando garantir cuidado humanizado, com o intuito de acolher crianças suspeitas de serem vítimas de violência. 

Sala especializada em atendimento humanizado para crianças em situação de vulnerabilidade

O mês de outubro encerrou com a reforma do centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), que proporcionou a ampliação na capacidade de atendimentos cirúrgicos. Com a modernização, o centro cirúrgico conta com 12 salas de cirurgias, totalmente equipadas para procedimentos de alta complexidade. 

Após quatro meses de obras, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) passou por revitalização nos setores administrativos, de pronto atendimento e recepção, com melhorias no piso, paredes, forro e parte elétrica. O ambulatório, que atende pacientes vítimas de animais peçonhentos, de acidentes com perfurocortantes e crianças portadoras do vírus HIV, foi reinstalado e segue com atendimento normal. A sala vermelha, destinada a pacientes graves, foi integrada ao posto de enfermagem para melhorar a visualização do ambiente; enquanto a copa e sala de repouso dos plantonistas foram readequadas para proporcionar mais conforto às equipes.

CIRURGIAS 

A reforma impulsionou as cirurgias e ofereceu um ambiente de qualidade

De janeiro a setembro de 2024, foram registradas 2.657 cirurgias ortopédicas e 3.088 procedimentos laboratoriais, realizados no Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRR), em Porto Velho. Especializada em atendimentos de pacientes de baixa e média complexidade na Rede Estadual de Saúde, a Unidade conta com 103 leitos de enfermaria adulta, 2 salas de estabilização, centro cirúrgico, núcleo de radiologia e uma equipe multiprofissional com 302 servidores.

O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), localizado em anexo no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, tem 800 pacientes cadastrados e realiza 700 atendimentos ambulatoriais por mês, trabalhando com o público de todas as idades. Foram executadas neste ano, cerca de 79 cirurgias em pessoas com fissuras labiopalatinas.  O governo do estado também fez o lançamento do pacote de cirurgias de artroplastia de quadril (prótese), ação executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que teve como objetivo as realizações de 69 operações em pacientes das macrorregiões I e II. Os procedimentos foram efetuados no Hospital Regional de Vilhena. 

CAPACITAÇÃO 

Em agosto, servidores da saúde participaram da Capacitação de Manejo em Urgência e Emergência Pediátrica e Neonatal no município de Cacoal, que teve como objetivo ampliar os serviços e qualificar, ainda mais, profissionais para atuarem na área.  A Oficina Estadual de Qualificação da Atenção e Ampliação do Acesso às Vítimas de Violência Sexual e Abortamento ocorreu em março, no município de Vilhena. O evento foi realizado pela Sesau com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre os serviços oferecidos.

Sesau investiu em capacitações para profissionais com objetivo de aprimorar os serviços

Ouvidores e gestores das unidades hospitalares de Rondônia participaram de um treinamento que reforçou a capacitação de uso do sistema FalaBr: formas de atendimento, manifestações, respostas; e o uso do sistema eletrônico de informações: respostas, fluxos, prazos, dentre outros serviços, com objetivo de efetuar o melhoramento nas unidades  e aprimorar os serviços oferecidos à população. O evento aconteceu em abril, na Capital.

Os servidores da Secretaria de Saúde receberam certificação pela conclusão do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) no dia 20 de setembro, na Escola do Legislativo, em Porto Velho. O curso, com carga horária de 20 horas, promovido pelo governo de Rondônia, capacitou 50 profissionais de saúde de várias unidades hospitalares, a fim de fortalecer a assistência em saúde, tornando-a inclusiva às pessoas que se comunicam por meio de Libras. 

AÇÕES EM SAÚDE 

Para reforçar a prevenção contra doenças ligadas à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, a Sesau,  por meio da Coordenadoria da Saúde do Adolescente, realizou no mês de novembro, em Porto Velho, palestras em duas escolas estaduais para jovens de até quinze anos.  No sentido de promover a saúde da população com ações voltadas à prevenção do câncer de mama e colo de útero, em alusão ao mês “Outubro Rosa”, foi realizado um cronograma de exames de prevenção para mulheres. Os exames de mamografia e Papanicolau foram executados no Espaço Saúde e no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Coordenadoria de Urgência e Emergência da Sesau promoveu, em outubro, uma ação em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), promovendo orientações essenciais para os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Jesus de Nazaré, na zona Leste da Capital. Com foco na prevenção, os profissionais ensinaram a identificar sinais e sintomas do AVC e as medidas imediatas que podem salvar vidas.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, afirmou que a gestão investiu em estratégias para ampliação de serviços e de estruturas hospitalares com o intuito de oferecer ao cidadão, uma saúde eficiente. “Toda ação foi realizada, visando a garantia da saúde pública de Rondônia, e que esteja preparada para atender, com eficácia e dignidade, a todos que dela dependem”, enfatizou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Sara Caslow e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Municípios, Obras, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Retrospectiva 2024, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo