Governo de Rondônia
05/10/2024

ATO SOLIDÁRIO

Encontro realizado pelo governo de RO ressalta ações e sensibilização alusivas à campanha de doação de órgãos

04 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Encerrando as atividades do “Setembro Verde”, um encontro foi promovido no Complexo da EFMM com servidores da saúde e receptores de órgãos

Para encerrar as atividades alusivas ao “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos, o governo do estado promoveu um encontro com servidores da saúde e receptores de órgãos no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), no último domingo (29). O intuito foi disseminar informações, humanizar a causa e destacar a importância do ato de generosidade que pode transformar vidas.

A ação, executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contou com a animação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e servidores da Sesau, que deram esclarecimentos acerca dos serviços de doação e transplante, proporcionando ao público, a oportunidade de dialogar sobre a relevância da doação de órgãos. Durante o encontro, pacientes transplantados compartilharam suas histórias, evidenciando a diferença que a doação fez em suas vidas e de seus familiares.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Hitalomek Souza recebeu o rim de sua tia, Maria Benedita Saldanha Sampaio, que doou em vida

Hitalomek Souza tem 32 anos e é uma das inúmeras histórias de recomeço. Diagnosticado em 2014 com insuficiência renal crônica, foi o primeiro da sua família a enfrentar essa condição. “A descoberta ocorreu no trabalho, após passar mal e apresentar sintomas como inchaço no rosto e corpo, perda de peso rápida e urina espumosa”, comentou.

Após ser levado ao hospital, exames de sangue revelaram uma função renal debilitada, com falência renal em ambos os rins. Hitalomek ficou internado por 15 a 20 dias, e exames de ultrassom mostraram que os dois rins estavam atrofiados. “Comecei a hemodiálise em dezembro de 2014, e após dois anos e quatro meses de tratamento recebi um transplante em março de 2017. Essa experiência me fez perceber a importância de estar atento aos sinais do corpo e ter conscientização sobre a doença”, pontuou.

Hitalomek Souza recebeu um rim de sua tia, Maria Benedita Saldanha Sampaio, que foi doadora em vida, compartilhando com ele essa nova etapa. “Sou grato pela minha nova vida, mais grato ainda, por poder vivenciar isso com minha doadora”, comentou.

DEDICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcleia Gonçalves, enfatizou o trabalho persistente e estratégico, realizado no estado de Rondônia. “Hoje, ocupamos uma posição de destaque, sendo um reflexo da dedicação dos nossos servidores.”

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressalto o empenho da equipe técnica em fortalecer a cultura da doação de órgãos. “O governo tem investido em treinamento e inovação para manter a qualidade dos serviços e mostrar a relevância de discutir o desejo de ser doador com os familiares.”

Na solenidade, Jefferson Rocha enalteceu o trabalho humanizado de cada servidor, que procura, por meio do processo de doação de órgãos, fazer a diferença. “Doar é um ato que salva vidas e Rondônia possui inúmeras histórias de amor ao próximo”, concluiu.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Márcia Fialho e Arquivos Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo