18/09/2024

SERVIÇOS EM SAÚDE

Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas amplia em 35,6% o número de exames realizados no 1º semestre

18 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O laboratório, vinculado à Sesau, utiliza uma plataforma com alta tecnologia

O Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou um crescimento expressivo na quantidade de exames de média e alta complexidade realizados no primeiro semestre de 2024. Nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 1.205.796 exames, atendendo 95.870 pacientes, um aumento de 35,6% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 900.846 exames no atendimento a 70.697 pacientes.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha destacou que, o crescimento na oferta de exames é acompanhado pela manutenção da qualidade dos serviços. “Nossos exames são de alta precisão e de rápida entrega, o que favorece o tratamento dos pacientes.”

ATENDIMENTOS E ALTA TECNOLOGIA

Mensalmente, o Lepac realiza em média 220 mil exames, atendendo cerca de 17 mil pacientes. A unidade é responsável por análises laboratoriais de diversos hospitais e centros de saúde, como o Pronto Socorro João Paulo II, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital Infantil Cosme e Damião, Hospital de Retaguarda de Rondônia, Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), além de apoiar programas de saúde do estado.

De acordo com o diretor do Lepac, Paulo Giroldi, 78% dos erros laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica, muitas vezes devido à falhas humanas. “Investimos em alta tecnologia para evitar esses erros, a fim de garantir maior precisão nos resultados e um tratamento mais eficaz para os pacientes. Com resultados rápidos, o governo de Rondônia obtém maior economicidade pois os leitos têm maior rotatividade, e a equipe médica pode tomar decisões mais ágeis com o diagnóstico em mãos”, pontuou.

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do Lepac no sistema de saúde estadual. “O trabalho do Lepac é um avanço para os rondonienses e representa a excelência dos serviços oferecidos pelo SUS no estado. Estamos impactando com toda a funcionalidade da rede, a vida de milhares de pessoas com exames, consultas, cirurgias e reabilitação.”

O laboratório realiza 269 tipos diferentes de exames, e cada paciente, em média, realiza no mínimo 15 exames. Entre os serviços especializados estão exames de apoio ao transplante imunossupressor, análise de marcadores tumorais e analitos de auto imunidade, que auxiliam no diagnóstico de condições como artrite reumatoide, doenças vasculares e celíacas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito

Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Tecnologia