Governo de Rondônia
27/09/2024

ATENDIMENTOS EMERGENTES

Governo de RO avança na redução das filas de espera para exames de tomografia e ressonância magnética no estado

24 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A iniciativa teve início em novembro de 2023, e realizou mais de 62 mil procedimentos, com o objetivo de zerar completamente a fila até o final de 2024

Em uma ação estratégica do governo de Rondônia, para reduzir as filas para exames de tomografia e ressonância magnética em todo o estado, o credenciamento contínuo de empresas especializadas para a realização desses procedimentos está sendo implementado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa teve início em novembro de 2023, e realizou mais de 62 mil procedimentos, com o objetivo de zerar a fila até o final de 2024. Os investimentos destinados à redução das filas de espera aos exames de tomografia e ressonância somam mais de R$ 12,7 milhões.

ACESSIBILIDADE AOS PACIENTES

Até o momento, dos 65.640 exames em espera, 62.600 foram realizados, quase zerando a fila

A ação é resultado de uma série de medidas coordenadas, que incluem o credenciamento de oito empresas especializadas, distribuídas em cidades estratégicas como Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

Essa distribuição facilita o acesso dos pacientes, reduzindo assim, o tempo de espera e melhora da qualidade do atendimento.

Pacientes de outros municípios de Rondônia também podem realizar exames de tomografia e ressonância magnética. Após o agendamento, devem se deslocar até a cidade designada, tendo transporte e demais custos fornecidos pela Sesau.

MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Para assegurar que os serviços sejam prestados com a máxima qualidade, o gerente de Credenciamento e Licitações, Severino Alves, explicou que, a secretaria implementou uma fiscalização rigorosa. “Servidores são designados para realizar visitas mensais às unidades hospitalares credenciadas, verificando a qualidade dos serviços e monitorando as notas fiscais e o número de procedimentos realizados. Essa abordagem garante que, as empresas cumpram todas as especificações do contrato, e assim, manter o padrão de excelência exigido pelo estado.”

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que, o impacto da pandemia da covid-19 agravou as filas de espera, mas as estratégias implementadas pela Sesau estão intensificado esforços para reorganizar os serviços de saúde. “Até o momento, dos mais de 65.640 exames na fila de espera, 62.600 foram executados, praticamente zerando a fila acumulada. A meta estabelecida é concluir todos os exames até o final deste ano, garantindo dessa forma, que nenhum paciente permaneça em espera. Para os novos casos que estão na regulação, os exames estão sendo gerenciados com a expectativa de que também sejam atendidos de forma célere”, explicou.

Com a redução do tempo de espera de um ano para até três meses, os pacientes estão sendo atendidos de maneira mais rápida e eficiente, tanto ao atendimento realizado pelo SUS quanto à parceria com empresas especializadas, agilizando ainda mais, os processos e assegurando um serviço de qualidade.

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Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Breno Villar e Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cacoal, Cidadania, Direitos, Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Municípios, Porto Velho, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Vilhena


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