28/06/2024

SAÚDE NA ESCOLA

Programa Saúde na Escola capacita servidores da Educação para a promoção da saúde dos estudantes

18 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento ocorreu na quarta-feira (15), no formato online

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia realizou a palestra “Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção das IST/AIDS”, como parte da 8ª Ação do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento ocorreu na quarta-feira (15), no formato online, e contou com a presença de coordenadores dos programas, projetos e ações da Gerência de Saúde Escolar de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de representantes municipais da educação envolvidos no PSE.

A palestra foi conduzida pelo enfermeiro e doutor Marcuce Antonio Miranda dos Santos, que abordou uma série de temas fundamentais, incluindo os direitos reprodutivos e sexuais, prevenção de IST como papilomavírus humano (HPV), sífilis, herpes, hepatites virais e HIV/AIDS, além da importância da vacinação contra o HPV para adolescentes de 9 a 14 anos. “É crucial que os profissionais da educação estejam bem informados e preparados para tratar de assuntos relacionados à sexualidade e prevenção de IST no ambiente escolar”, afirmou. Destacou ainda a relevância de incluir essas temáticas no currículo escolar, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes.

EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA

O evento também discutiu a importância de garantir acesso a serviços de saúde de qualidade e sem discriminação, e os riscos associados à gravidez na adolescência, como evasão escolar, mortalidade infantil e nascimento prematuro.

A secretária de educação, Ana Lúcia Pacini, complementou sobre o evento: “Através da palestra, buscamos capacitar os coordenadores e professores para que possam ser multiplicadores dessas informações nas escolas, criando um ambiente educativo e seguro, onde os alunos possam aprender sobre seus direitos e como cuidar de sua saúde”, pontuou.

AÇÃO INTEGRADA

A Associação Beradeiro foi parceira na realização do evento, e desempenha um papel importante na promoção da saúde, especialmente em comunidades ribeirinhas de Porto Velho e demais municípios do estado. A colaboração entre órgãos governamentais e não governamentais fortalece as ações do PSE, ampliando o alcance e impacto das iniciativas de saúde escolar.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Mara Carvalho

Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor