Governo de Rondônia
27/04/2024

AMAMENTAÇÃO

Banco de Leite funciona aos finais de semana e feriados com atendimento para mães com dificuldade de amamentar

27 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O leite materno é capaz de suprir sozinho, as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses de vida

Todas as mães em fase de aleitamento materno, que tenham dificuldade de amamentar, podem receber assistência gratuita no Banco de Leite Humano Santa Ágata, localizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 7h30 às 17h.

Uma equipe multiprofissional acolhe as mães e acompanhantes com dificuldade na amamentação, identifica qual a dificuldade, realiza orientações, ensinam técnicas de amamentação e acompanha a nutriz até que a mesma tenha mais confiança e conforto ao amamentar, fortalecendo também a rede de apoio.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Taiane Falcão explicou que são ensinadas às nutrizes e à rede de apoio, como identificar uma pega correta do bebê ao seio materno, massagens de alívio das mamas, extração manual de leite humano e a importância de preparar as mamas para serem ofertadas ao bebê, assim como são demonstradas posições para amamentar. “O banco de leite está de portas abertas para atender todas as mães nesse período de amamentação, o objetivo da equipe é promover o aleitamento materno exclusivo”, enfatizou a enfermeira.

Além do suporte às mães, o serviço também promove à saúde da criança, com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, controle de peso e acompanhamento do aleitamento materno, para garantir o bem estar dos bebês.

APOIO À AMAMENTAÇÃO

Como uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Banco de Leite Humano Santa Ágata está voltado ao apoio à amamentação, para a saúde dos bebês e proteção à primeira infância, atuando diretamente no fortalecimento e apoio à amamentação.

Dessa forma, além dos atendimentos no Banco de Leite, são realizadas parcerias com instituições públicas e privadas, onde desenvolvem palestras educativas e cursos, promovendo integração entre nutrizes e divulgação da importância do aleitamento materno exclusivo e do serviço ofertado.

A equipe realiza, ainda, coleta de leite humano de doadoras internas e externas, seleção, classificação e processamento do leite humano, acompanhamento multiprofissional dos recém-nascidos e visitas ao alojamento conjunto da maternidade do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro para as mães que se encontram internadas, aguardando alta.

DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Mães saudáveis podem ser voluntárias na doação de leite humano

Mães que amamentam que possuem boa saúde e têm excesso de leite podem se tornar doadoras de leite humano do Banco de Leite Santa Ágata. A doação é destinada aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-NEO) do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro.

O cadastro é simples e pode ser realizado, por meio do preenchimento do link ou diretamente na Unidade. A interessada em se tornar doadora de leite humano passará por uma avaliação clínica e deverá fazer exames de sangue. Se a candidata estiver apta a ser doadora, a equipe realizará visita domiciliária, onde a nutriz vai orientar quanto aos cuidados higiênicos durante a coleta, extração e armazenamento do leite humano ordenhado cru e ainda será fornecido todo o material necessário para uma coleta segura, garantindo assim, a qualidade e segurança alimentar dos receptores do leite humano doado.

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira

Das 7h às 17h

Aos sábados, domingos e feriados

Das 7h30 às 17h

Contato: (69) 3216-5715

Endereço: Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3766 – Bairro Industrial / Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Mendonça, Esio Mendes e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo