Governo de Rondônia
30/04/2024

CAPACITAÇÃO

Centro de Educação Técnico Profissional em saúde promove workshop de identificação da síndrome sepse

15 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo do workshop foi capacitar profissionais da saúde, a fim de ensinar, alertar e orientar sobre os primeiros sinais da infecção

O Dia Mundial da Sepse foi comemorado na terça-feira (13), e o Centro de Educação Técnico Profissional em Saúde – Cetas promoveu um workshop com objetivo de capacitar profissionais da saúde, a fim de ensinar, alertar e orientar sobre os primeiros sinais da infecção. O evento aconteceu no auditório do Cetas e teve como público-alvo residentes médicos das unidades hospitalares, profissionais da Atenção Primária à Saúde – APS e equipes multiprofissionais das Unidades de Terapia Intensiva – UTI e clínica médica.

O instrutor e coordenador da equipe técnica do Cetas, Adenilson Amaral destacou o objetivo de trazer essa capacitação para a unidade e os profissionais. “Queremos sensibilizar as equipes multiprofissionais para se atentarem aos primeiros sinais de alerta da sepse em pacientes internados nas unidades hospitalares”, afirmou. 

O médico assistente do Pronto Socorro João Paulo II, Vinicius Nogueira, em sua palestra, enfatizou a relevância do workshop. “Cerca de 1 a cada 3 leitos de UTI no Brasil, são ocupados com pessoas com sepse, são dados preocupantes, então nos reunimos com esses profissionais da saúde com o intuito de discutir os impactos e carga dessa doença no nosso serviço. E como identificar de forma correta e rápida essa condição tão ameaçadora, salientando os passos para o sucesso no tratamento”, disse.

Também participou das palestras a médica Larissa Macedo, Especialista em Medicina Intensiva pelo Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro que destacou os dados da sepse no Brasil e no mundo bem como os custos da sepse para o país.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha afirmou que, o Estado continua investindo na qualificação de profissionais. “A preparação e qualificação dos nossos profissionais da saúde para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do serviço público, com diminuição da mortalidade nas unidades é o objetivo da nossa gestão”. 

SEPSE

Segundo o Ministério da Saúde – MS, a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é reconhecida como infecção generalizada. Por vezes, a doença pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação, em uma tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente. Esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos. Para o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, “realizar um bom atendimento e diagnóstico rápido, é uma condição chave para garantir o sucesso no salvamento de vidas”, concluiu. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo